Geral
Semec participa de seminário sobre integração social de pessoas com deficiência
A Secretaria Municipal de Educação (Semec) marcou presença no 1° Seminário Municipal de Política de Atenção para Pessoas com Deficiência, realizado na manhã desta sexta-feira (25) no Auditório Joviano Maximino de Alencar, da Associação Piauiense de Municípios (APPM), na zona Sul de Teresina. O evento, resultado da colaboração entre a Semec e a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), contou com a participação da coordenadora de Educação Inclusiva da Semec, professora Amanda Kardia.
Além das entidades municipais, organizações que dedicam-se à promoção da inclusão de pessoas com deficiência (PCDs), como a Associação de Amigos e Familiares da Pessoa com Deficiência (Prismas), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Associação dos Cadeirantes do Município de Teresina (Ascamte), estiveram presentes no seminário.
Durante o evento, Amanda Kardia ressaltou as formações quinzenais realizadas pela Semec, focadas em capacitar os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Ela explicou: “A informação é essencial, visto que o principal desafio na Rede é a formação dos professores para garantir a inclusão. Procuramos oferecer conhecimentos fundamentais sobre o tema e ensinar como lidar com os alunos PCDs.”
O seminário proporcionou um espaço para as instituições municipais envolvidas em iniciativas de acessibilidade compartilharem suas ações com a sociedade civil e associações. O evento também promoveu debates, permitindo que o público levantasse demandas e apresentasse preocupações relacionadas à acessibilidade e inclusão das PCDs, buscando construir um diálogo entre o poder público e a sociedade.
Para fortalecer a inclusão das pessoas PCDs, a Semec expandiu a quantidade de profissionais capacitados para lidar com suas demandas específicas. O recente Processo Seletivo de Estagiários, realizado em junho de 2023, disponibilizou 1000 vagas na Rede Municipal de Ensino, incluindo profissionais destinados à Educação Inclusiva e Auxiliares de Apoio à Inclusão.
“Nesta gestão, começamos pela formação inclusiva com professores da Rede Municipal, pois acreditamos que é necessário não apenas contar com profissionais de apoio, mas também promover a mudança de comportamento dos profissionais das escolas”, finalizou Amanda.
O seminário destacou o comprometimento da Semec e outras instituições com a inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência, reforçando a importância de um esforço conjunto para construir uma sociedade mais inclusiva e equitativa.
Fonte: Ascom
-
Política7 horas atrás
Rafael Leitoa investe em fake news para tentar enganar o eleitorado
-
Polícia3 dias atrás
Escândalo na Prefeitura de Floriano. Cadê os R$ 4,4 milhões? TCE tá no caso
-
Política3 dias atrás
Pesquisa aponta vitória com folga de Dinair Veloso em Timon
-
Política7 dias atrás
Bolsonaristas de Matões se abraçam com o PT pra tirar proveito de Lula
-
Política20 horas atrás
Óia aí, a dona do instituto da pesquisa que vai ser divulgada pela oposição
-
Geral3 dias atrás
AGERT notifica Águas de Timon para apuração e penalização sobre falta de água
-
Polícia7 dias atrás
Candidato diz que dinheiro em carro não é dele. Empresário assume
-
Política2 dias atrás
Caminhada das Mulheres em apoio a Nonatinho e Christiane em Matões