Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Semec orienta renovação dos Conselheiros Escolares em Teresina

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira (02), a Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizou uma reunião com membros dos conselhos escolares de Teresina para discutir a renovação dessas entidades. Durante o encontro, foram abordados temas como a organização das eleições, datas, prazos, minuta do processo eleitoral e outros assuntos relevantes.

Letícia Campos, coordenadora de Articulação Comunitária da Semec, destacou a importância da gestão democrática nas escolas e o fortalecimento dos conselhos escolares. Esses encontros mensais são realizados para orientar o processo eleitoral e discutir assuntos relacionados à gestão democrática, abrangendo aspectos pedagógicos, administrativos e financeiros.

Os conselhos escolares, entidades sem fins lucrativos vinculadas às escolas, têm como objetivo fortalecer a gestão democrática nas instituições de ensino. Compostos por representantes de pais, alunos, professores, funcionários e da comunidade local, esses conselhos desempenham um papel essencial na administração escolar. A eleição para escolha dos membros é realizada a cada dois anos, sendo o diretor da escola o presidente nato do Conselho.

A professora Cícera Maria da Silva, diretora da Escola Municipal Clodoaldo Freitas, enfatizou o desafio de envolver toda a comunidade escolar no trabalho do conselho. Ela ressaltou a importância de explicar claramente às famílias o papel do conselho escolar e apontar alternativas para a melhoria da qualidade do ensino.

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino de Teresina conta com 308 conselhos escolares, sendo 160 em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 148 em escolas. Além disso, 13 conselhos estão em processo de fundação. Quinze unidades de ensino estão em processo de renovação dos conselhos, incluindo CMEIs e escolas municipais.

Fonte: Ascom

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905