Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

CMEI inicia projeto para estimular aprendizado em língua de sinais

Publicado

em

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Thereza Christina, localizado no Centro de Teresina, lançou o projeto “Libras com Amor” em celebração ao Dia Nacional do Surdo, comemorado em 26 de setembro. A iniciativa, alinhada às diretrizes da Secretaria Municipal de Educação (Semec), é uma resposta prática à formação continuada em Libras oferecida aos servidores municipais pela Prefeitura.

Idealizado por Valdiane Sudário, professora do CMEI e formada em Língua Brasileira dos Sinais (Libras) pelo curso do Núcleo de Tecnologia Educacional de Teresina (NTHE), o projeto busca sensibilizar os estudantes sobre a linguagem de sinais. “É de grande importância essa atividade por ilustrar para as crianças, que ainda que não falem, as pessoas surdas conseguem se comunicar”, destaca a idealizadora.

O objetivo central do projeto é proporcionar conhecimento sobre a língua de sinais a estudantes nos primeiros anos de vida, garantindo a inclusão das pessoas surdas por meio da comunicação bilíngue nas escolas. Além das atividades da semana, relacionadas à leitura da história “O Canto de Bento”, as oficinas de Libras continuarão ao longo do ano no centro de educação.

De outubro a novembro de 2023, a unidade de ensino desenvolverá atividades práticas e lúdicas em Libras por meio da música, visando estimular a fluência na língua de sinais entre os pequenos. Em dezembro, durante a culminância do projeto, os aprendizados serão compartilhados com a comunidade escolar.

Ressaltando o comprometimento de Valdiane com a área, a diretora do CMEI Thereza Christina, professora Raimunda Soares, mencionou que a idealizadora está cursando graduação em Libras pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A atividade também conta com o suporte auxiliar da professora residente Isadora, estudante do curso de Intérprete em Libras pelo Serviço Nacional do Comércio (Senac).

Fonte: Ascom

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905 - DRT/PI 955