Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Sesapi inicia capacitação em notificação compulsória da doença de Chagas Crônica

Publicado

em

Nesta segunda-feira (30), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação de Epidemiologia, dará início à capacitação dos municípios piauienses sobre a inclusão da doença de Chagas Crônica na lista nacional de notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados. A primeira etapa do treinamento será realizada para os municípios que compõem o território de saúde Entre Rios, com a participação de profissionais de 31 municípios.

A capacitação acontecerá no prédio do DATASUS, no centro de Teresina. Os profissionais serão divididos em duas turmas, focando na correta notificação dos casos no novo sistema definido pelo Ministério da Saúde, o E-SUS Notifica.

A decisão de incluir a doença de Chagas Crônica na lista de notificação compulsória foi tomada após o reconhecimento de uma taxa significativa de mortalidade, resultante de comprometimentos vasculares, cardíacos e outros problemas decorrentes dos casos crônicos da doença. Cíntia Ramos, enfermeira e técnica da coordenação de epidemiologia da Sesapi, destaca a necessidade de uma atenção maior para esses casos.

A primeira fase da capacitação ocorrerá de 30 de outubro a 1º de novembro, enquanto a segunda turma de municípios será treinada nos dias 13 e 14 de novembro. Os trabalhos de capacitação serão estendidos a todos os demais territórios de saúde do estado, com o cronograma ainda a ser definido.

“Ter esses casos como elementos de notificação compulsória permitirá à secretaria ter um acompanhamento real da situação do estado em relação a esses casos crônicos da doença de Chagas. Ter esse conhecimento permite à secretaria, como órgão responsável pela saúde do estado, elaborar políticas públicas, desenvolver novos serviços de saúde e tomar ações para enfrentamento da doença”, explica Amélia Costa, coordenadora de epidemiologia da Sesapi.

Fonte: Ascom

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905