Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Intensificada a prevenção contra a gripe aviária no Piauí

Publicado

em

Após 13 focos de gripe aviária H5N1 registrados no Brasil, a Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), através da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), tem intensificado as ações de fiscalização e prevenção contra a gripe aviária no estado. Apesar de todos os casos no Brasil terem sido registrados em aves migratórias e silvestres (de vida livre), o órgão alerta produtores para que reforcem as medidas de biosseguridade.

“Produtores que têm granja comercial, aumentem as medidas de biosseguridade. Utilizem o arco de desinfecção, reforcem as telas nos galpões, e para os produtores que têm a criação como subsistência, a orientação é manter também a higiene dos comedouros, dos bebedouros e, ainda, busquem evitar contato das aves domésticas com a aves silvestres”, orientou Fábia Rocha, coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Avícola da Adapi.

No Piauí não foi registrado nenhum caso suspeito da doença, que pode ser transmitida principalmente através do contato direto entre aves e suas secreções. “A população não precisa criar pânico, e pode consumir a carne de frango e os ovos comercializados. Até porque, essa doença não é transmitida através do consumo de alimento. Se alguém ver alguma ave morta ou doente, não toque ou recolha, comunique às autoridades competentes”, esclareceu Fábio Abreu, secretário da Sada.

A gripe aviária circula por mais de 20 anos no mundo, e destes 13 casos são os primeiros registrados no Brasil, que é o maior exportador de carne de frango do mundo. A Sada através da Adapi, vem tomando as medidas necessárias para prevenção da doença no estado.

CLIQUE NO LINK ABAIXO E ENTRE NO NOSSO GRUPO SELETO NO TELEGRAM. RECEBA NOTÍCIAS EXCLUSIVAS E DÊ SUGESTÃO DE PAUTAS. É GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E FAÇA PARTE DA FAMÍLIA WALCYVIEIRA.COM

Fonte: Ascom / Repórter: Isiane Gonçalves

Clique e Comente

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905