Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Acolher Tá On. Governo acolhe pessoas em situação de rua

Publicado

em

A Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer do Piauí (Cendfol-PI) realizou neste domingo (30/04/2023) a 1° edição do Programa “Acolher Tá On”, que tem o intuito de acolher, prevenir o uso abusivo de drogas e a redução de danos causados pelas mesmas junto à população em situação de rua do Piauí.

Na primeira edição, que foi realizada na Praça da Liberdade, no Centro de Teresina, o programa contou com as parcerias da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI), Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus-PI), Secretaria de Estado da Segurança (SSP-PI), por meio do Instituto de Identificação Digital Felix Pacheco, Centro Universitário Uninovafapi, Sindicato dos Lojistas do Piauí (Sindlojas) e a Associação Pão Nosso.

Na ocasião, foram realizadas orientações sobre o malefício das drogas, saúde bucal, verificação de pressão arterial e glicemia, preenchimento de formulários para a aquisição de documentos de identificação e consultorias jurídicas, distribuição de kits higiênicos e almoço para mais de 150 pessoas. A SSP emitiu RGs.

O coordenador-geral de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer, Tiago Vasconcelos, falou da iniciativa e fez um balanço dos atendimentos, destacando os encaminhamentos realizados para comunidades terapêuticas.

“Pretendemos com essa iniciativa dar uma atenção especial a essa população que está em situação de rua, iniciando em Teresina, para posteriormente a gente tentar avançar em outras cidades do Piauí. A ideia da gente é se aproximar dessas pessoas para buscar o tratamento adequado a elas. Na primeira edição destacamos os encaminhamentos de duas pessoas para comunidades terapêuticas e outras quatro que pediram providências da Cendfol para sair da situação de rua”, mencionou Tiago.

A Defensora Pública Geral do Piauí, Carla Yáscar Belchor, parabenizou a Coordenadoria pelo projeto. “É com muita satisfação que vemos esse projeto ser desenvolvido, pois se trata de mais uma ação que vem somar a todas as demais voltadas para a garantia de direitos das pessoas em situação de rua, a exemplo do Defensoria Pop Rua, que desenvolvemos na Defensoria do Piauí sob a coordenação da Defensora Patrícia Monte”, disse.

Balanço dos serviços ofertados

Enfermagem
4 curativos;
15 pessoa para glicemia;
25 pressão arterial.

Odontologia
35 atendimentos de profilaxia e orientações odontológicas.

Defensoria Pública
15 formulários para primeiro documento;
10 consultoria jurídica

Psicossocial – Cendfol
40 atendimentos (abordagens)
02 triagens com encaminhamentos para Comunidades Terapêuticas

Fonte: Ascom / Repórter: Abiné Júnior

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905