Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Piauí. Planejamento estratégico visa o fortalecimento da produção do mel

Publicado

em

Com foco no fortalecimento da cadeia produtiva do mel no Piauí, a Agência de Atração de Investimentos Estratégicos (Investe Piauí), em parceria com a Seduc, realizou o evento Design Estratégico Programa Piauí Doce Mel, nesta sexta-feira (28), no auditório da Escola Fazendária, no Centro Administrativo, em Teresina.

O objetivo foi a elaboração do planejamento estratégico do programa, identificando possíveis problemas e soluções para fortalecer a cadeia produtiva do mel do Piauí. “Nosso objetivo é extrair dessas pessoas os projetos, as ações e os programas que serão desenvolvidos em parceria com a Seduc e a Investe Piauí, para atender 5 mil famílias, buscar investimentos, conectar essas pessoas com o mercado internacional, nacional e fazer com que o produtor do mel enxergue o mercado”, destacou Jannayna Tavares, gerente de Inovação da Investe Piauí.

A programação contou com oficinas práticas com as equipes técnicas formadas por entes governamentais e cooperativas de produtores de todo o Estado. “Eu acredito que os objetivos serão alcançados sim. A gente veio da base, a gente entende a lida diária dos apicultores e eu acredito que contribuímos de forma bem direta aqui”, disse Henrique Neri da Cooperativa Mel do Sertão, de São Raimundo Nonato (PI). Ele também elogiou o trabalho da Investe Piauí no diagnóstico das potencialidades de desenvolvimento do Estado do Piauí.

“Em conjunto com cooperados e os órgãos do Estado que estavam conosco podemos discutir, trocar ideias e chegar à construção de diretrizes que agora vão ser colocadas num plano estratégico para o desenvolvimento da cadeia da apicultura piauiense, através do Programa Piauí Doce Mel”, finalizou Gustavo Dias, gerente de Comércio Exterior e Acesso a Mercados da Investe Piauí.

Finalizado o Design Estratégico do Programa Piauí Doce Mel, os passos seguintes serão a celebração de termos de cooperação técnica e convênios entre as entidades para fomentar o projeto e  iniciar a qualificação das famílias produtoras.

A produção de mel de abelha no Piauí está, atualmente, concentrada nos Territórios da Serra da Capivara, Vale dos Rios Itaim, Canindé e Guaribas. O Programa Piauí Doce Mel tem como meta capacitar 5 mil pequenos produtores de mel no Piauí e potencializar a produção e exportação do mel de abelha piauiense.

Fonte: Ascom

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905