Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Aluno da Educação de Jovens e Adultos atinge 940 pontos na redação do Enem

Publicado

em

O estudante da VI Etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública estadual, Emanoel Cândido, foi destaque na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 conseguindo 940 pontos. O jovem é aluno da Unidade Escolar Alice Rocha, localizada em São Julião, 385 Km de Teresina, e até seus 10 anos de idade não sabia ler nem escrever.

De acordo com Glória Almeida, diretora da escola, o estudante concluiu o Ensino Fundamental  por meio da modalidade EJA e estava cursando o 2º ano do Ensino Médio quando resolveu prestar o Enem como treineiro.

“O Emanoel Cândido sempre foi um jovem bastante estudioso, dedicado e muito inteligente. Nós que fazemos a Unidade Escolar Alice Rocha queremos parabenizá-lo e agradecer a todo o esforço também de seus pais que sempre o incentivaram. Estamos todos orgulhosos”, declara a diretora.

O estudante, filho do pedreiro Cândido Silva e da agricultora Areolina Maria, conta que teve dificuldades em sua alfabetização, só conseguindo aprender a ler e escrever com 10 anos de idade, o que não o impede de sonhar e buscar seus objetivos.

“Basicamente, comecei como aluno de escola pública estudando em escola municipal até os meus dez anos. Mas meu rendimento não estava sendo satisfatório, pois eu não sabia ler e nem escrever. Cheguei a estudar em escola particular em outro município para conseguir me alfabetizar, depois retornei para São Julião para estudar na Unidade Escolar Alice Rocha”, revela o estudante.

Sonhando em estudar o curso de Medicina no futuro, Emanoel conta que não há segredo para progredir na educação.

“O ensinamento dos professores são essenciais para que eu pudesse obter tal nota. Então para quem busca uma redação 900 mais, não adianta só perguntar qual segredo, como que faz não se você quer atingir uma redação 900 mais basta você estudar cada vez mais que o 900 vem”, relata ainda o estudante.

Sisu

O Ministério da Educação ofertará, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), 221.790 vagas de ensino superior em instituições públicas. São 6.146 cursos de graduação, em 125 instituições, sendo mais de 84,5% das vagas para universidades e institutos federais. As inscrições para preencher as vagas começam em 15 de fevereiro pelo site do Sisu, e os interessados podem se candidatar até 18 de fevereiro às 23h59.

Mesmo que as inscrições ainda não estejam disponíveis, os candidatos podem consultar as oportunidades ofertadas por meio do site do Sisu. Na consulta é possível visualizar as vagas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos. Também é possível acessar a íntegra do documento de adesão de cada uma das 125 instituições que aderiram ao Sisu.

Clique e Comente

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905