Geral
Residência universitária da Ufpi vai virar alojamento de trânsito
A Administração Superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI) anunciou na manhã desta sexta-feira (23/06/2023) a realização de reforma da antiga Residência Universitária da Instituição, que será transformada em alojamento de trânsito para estudantes. O espaço irá atender de forma prioritária alunos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC/CCE), durante o chamado “Tempo Universidade”.
Com a reforma, o espaço também vai receber discentes da UFPI que vêm para Teresina, como explica o Pró-Reitor de Planejamento, Luis Carlos Sales. “Importante destacar que além de ser um espaço pensado para os alunos da LEDOC, também servirá como alojamento de trânsito para os alunos que venham participar de eventos no Campus Teresina, especialmente os alunos de campi fora da sede”, ressalta.
A decisão da UFPI em oferecer espaço reservado para acolher alunos da LEDOC e estudantes foi dialogada entre as Pró-Reitorias de Planejamento (PROPLAN) e de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), a direção do CCE e representantes do Diretório Central do Estudantes, em reunião nesta sexta-feira (23/6).
Infraestrutura
O local, que será reformado, dispõe de alojamentos, banheiros, áreas de convivência, além de espaço para refeições e área de lavanderia. As instalações reformadas devem ser entregues à comunidade acadêmica até janeiro de 2024, período de ingresso dos novos alunos LEDOC.
A diretora do CCE, Eliana Alencar, destaca a importância do anúncio. “Essa é uma demanda histórica, motivo de muito orgulho para todos nós. O reitor Gildásio autorizou a reforma deste espaço e sabemos que vai ser muito importante para os estudantes da LEDOC, que necessitam de um alojamento na nossa Universidade para que eles possam vivenciar o tempo que passam aqui”, comenta.
Para o Coordenador da LEDOC/CCE, Prof. Cleiton da Rocha, essa é uma conquista de impacto na assistência aos estudantes do curso. “Esse prédio vai servir como alojamento para nossos estudantes, que são oriundos de comunidades distantes e precisam de um espaço para ficar em Teresina. É um momento de vitória para nosso curso, histórico para a Universidade, fruto de um diálogo entre a reitoria e os estudantes.” explica.
LEDOC
O curso de Licenciatura em Educação do Campo do CCE começou suas atividades em formato de Licenciatura regular em 2014. Atualmente, possui em torno de 100 alunos matriculados, e o acesso ocorre por meio de edital específico de ingresso em que são disponibilizadas 60 vagas anuais.
O calendário acadêmico da LEDOC é dividido em dois momentos: Tempo Universidade e Tempo Comunidade. O primeiro é referente ao tempo que os discentes passam na instituição, corresponde a 45 dias em dois momentos durante o ano (janeiro/fevereiro e julho/agosto). O segundo equivale ao tempo que os alunos passam na sua comunidade de origem, após voltarem da Instituição.
Fonte: Ascom
-
Política7 dias atrás
Desespero de Sílvio chega ao ponto de usar afilhada que não está bem
-
Política3 dias atrás
O senador Ciro Nogueira saiu do armário
-
Política5 dias atrás
Multidão de mais de dez mil pessoas na caminhada de Nonatinho em Matões
-
Política3 dias atrás
Fábio Novo aumenta em mais de 13% a vantagem sobre Sílvio em THE
-
Política4 dias atrás
Adeus, oposição! Juvenal faz a maior carreata da história de Parnarama
-
Política1 dia atrás
Eleitor denuncia que ‘foi comprado’ por Gabriel Tenório em Matões
-
Geral7 dias atrás
Matões. Ferdinando realiza o sonho de moradores da Rua Mário Alves
-
Política4 dias atrás
A ameaça Rafael