Siga, Curta, Compartilhe:

Política

Denúncia de falta de respeito da PMT deu confusão monstra. Até deputada entrou no caso

Publicado

em

A celeuma envolvendo a gestão da Prefeitura de Teresina que desprestigiou o escritor e agrônomo Matias de Oliveira Matos, cobrindo parte de seu nome, na placa de entrada do Parque Ambiental que leva o seu nome no Mocambinho, envolveu, nesta tarde de terça-feira (08/11/2022), a deputada eleita Bárbara Soares, filha do ex-prefeito Firmino Filho, e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que chegou a qualificar a matéria exclusiva do Portal walcyvieira.com como supostamente sendo “apelativa e infantil”.

 Poucos minutos após a reportagem publicar a foto em que o nome de “bem vindos” cobre o nome de Matias, no Parque Ambiental , a deputada estadual eleita, Bárbara Soares, filha do ex-prefeito Firmino Filho (que fez a homenagem a Matias), compartilhou a matéria em seu Instagran e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente respondeu em um comentário da postagem, dizendo, inclusive, que a frase em cima do nome do homenageado “traz uma mensagem positiva…”.

O post da deputada

“Mais uma vez vemos a atual gestão municipal de Teresina priorizando a futilidade. Em vez de cuidar do que realmente importa, como o transporte público, a falta constante de medicamentos, as obras inacabadas da cidade, enfim… a lista é longa! Dessa vez, a tentativa é apagar a homenagem feita a Matias Matos, grande conselheiro e um dos melhores amigos de meu pai, Firmino Filho. Continuamos a ver que cuidar de gente é a última das intenções do atual prefeito. Legado forte permanece! Não importa quanto tentem apagá-lo”.

O post da Semam

“A foto mostra uma faixa colocada para um evento cultural da Prefeitura, realizado pela Semel e FMC, no parque administrado pela Semam. Traz uma mensagem positiva, ao contrário do tom da matéria, apelativa e infantil aqui, infelizmente, repercutida. Como todos sabem – ou deveriam saber -, a troca do nome de um bem público não se dá com a mera sobreposição de um banner. A citada placa foi retirada junto com a desmontagem do evento, 48 horas após a realização do mesmo. O que ficou foi o trabalho de artistas – que não são pichadores – embelezando e colorindo o Parque Ambiental Matias de Oliveira Matos. Nós, da Seman, temos também reforçado junto a mídia o pedido para que seja usado o nome oficial do parque, no lugar do apelido. Ou seja, sob ângulo algum essa acusação nos cabe”.

Nota da Redação do portal

Completando 15 anos de fundação, o Portal walcyvieira.com é um noticioso democrático, sempre aberto a apuração exaustiva dos fatos. Abre espaço para todos. No tocante ao fato hora publicado, a própria Semam afirma que o nome original do parque fora coberto por banner durante a realização de evento, o que, por si só, já configura o desrespeito e desprestígio para com o homenageado. Desfaz, inclusive, o pedido para que se chame o parque pelo nome, quando o próprio ente público cobre o nome cravado no logradouro. No mais: o jornalismo do walcyvieira.com continuará vigilante e contribuindo com o esclarecimento dos fatos, dentro do processo democrático, independente de qualquer tentativa de desqualificação, principalmente por parte e quem gerencia a “coisa pública”.

Quem foi Matias Augusto Oliveira Matos

Agrônomo, ele dedicou sua vida a Teresina. Era pesquisador aposentado da Embrapa. Na Prefeitura de Teresina implantou a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, hoje SDR, na gestão do então prefeito Wall Ferraz.

Gostava de contar histórias. Deixou vários livros publicados, entre eles “Pelas Quebradas, Várzeas e Chapadas” e “Avenida Frei Serafim: lembranças de um tempo que não acaba”.

Faleceu em julho do ano de 2018. O então prefeito Firmino Filho o homenageou, dando seu nome ao parque ambiental.

Entenda o motivo de toda essa “novela”

A PRIMEIRA MATÉRIA SOBRE O CASO

Numa ação de completa falta de respeito ao patrimônio de Teresina, a Prefeitura da própria capital do Piauí decidiu fazer “uma pintura” cobrindo parte do nome do Parque  Ambiental Matias de Oliveira Matos, no Mocambinho, na zona norte.

A Prefeitura de Teresina, através do Palácio da Cidade, ainda não explicou o motivo que levou a gestão a fazer um letreiro de “bem vindo”, cobrindo parte do nome do Parque Ambiental.

Agora, com a “pichação” da Prefeitura de Teresina, o Parque deixa de ser Matias de Oliveira Matos e passa a “Bem Vindos ao Oliveira Matos”.

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905