Connect with us
Banner Doação

Política

Timon: Uilma Rezende rasga o Regimento Interno e foge para não votar vetos

Publicado

em

Numa manobra considerada esdrúxula e de desrespeito com a lei e como o povo timonense, o presidente da Câmara Municipal de Timon, Maranhão, Uilma Rezende, rasgou, nesta quarta-feira (12/05), o Regimento Interno da Casa e praticamente fugiu correndo da sessão, para esvaziar o plenário e evitar que fossem votados vetos na casa legislativa.

Antes do presidente fugir, os vereadores oposicionistas, incluindo a mesa diretora, já tinham se retirado para não dá quorum e não votarem os vetos.

O líder da bancada governista, vereador Ivan do Saborear, observa que mesmo com a tentativa de esvaziamento do plenário, ainda tinham ficado 11 vereadores com o presidente Uilma Rezende e já estava em votação, quando o presidente percebeu que tinha quorum para votar os vetos, se desesperou e fugiu.

No artigo 185, do Regimento da Câmara Municipal de Timon, diz que “uma vez iniciada a votação, somente se interromperá se for verificada a falta de número legal, caso em que os votos, já contados serão considerados prejudicados”.   No Parágrafo único do mesmo artigo diz que “não será permitido ao Vereador abandonar o Plenário no curso da votação, salvo se acometido de mal súbito, sendo considerado o voto que já tenha proferido”.

Pior: como a mesa diretora já estava ausente, Uilma não tinha a quem passar a presidência e para o primeiro que olhou (suplente Vavá), disse “assuma, que já são 11h e tenho compromisso”, saindo, sem levar em conta as obrigações que também tem com o legislativo municipal.

O assunto virou uma espécie de piada nas redes sociais, com direito até a pedir música “pega o pato, pega o pato”, no vídeo da fuga de Uilma Rezende. Veja abaixo!

Política

Rafael escolhe jovem piloto para Coordenar a Juventude no Piauí

Publicado

em

O governador eleito Rafael Fonteles (PT), escolheu, na tarde desta terça-feira (06/12/2022), o jovem empresário Everton Alves Calisto para a Coordenadoria da Juventude no Piauí, a partir de 1º de janeiro de 2023.

Everton é irmão da vereadora Elzuila Calisto. O pai, Pedro Calisto, é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores no Estado. O futuro Coordenador da Juventude é piloto comercial de aeronaves, com pós graduação em gestão estratégica de pessoas; MBA Executivo em Economia e gestão governamental (FGV).

Eventon ocupou os cargos de assessoria técnica no Detran, assessor de projetos na Câmara Federal, assessor técnico na Câmara Municipal de Teresina; foi diretor administrativo e financeiro de uma auto escola e atualmente ocupa o cargo de superintendente executivo da Fundação Wall Ferraz.

Além de Everton, Rafael Fonteles nomeou outros três nomes, nesta tarde de terça-feira, para o seu futuro governo: Zenaide Lustosa (Secretaria das Mulheres), Núbia Lopes da Silva (Superintendência de Relações Sociais) e Maria Assunção Sousa Aguiar (Superintendência de Igualdade Racial e Povos Originários).

Continue Lendo

Política

Chefe da FMS pede exoneração ao prefeito Dr Pessoa

Publicado

em

Nesta manhã de terça-feira (06/12/2022), o médico Gilberto Albuquerque entregou sua carta com pedido de exoneração da presidência da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS). Ainda na noite de segunda-feira (05), a Prefeitura de Teresina não sabia da intenção do gestor em pedir exoneração do cargo.

Durante a noite a informação da cúpula da Prefeitura de Teresina era de que “estariam tentando desestabilizar a gestão da saúde municipal”.

Doutor Gilberto alegou que pede demissão devido a necessidade de novos gestores, visto que boa parte de seu pessoal já foi exonerado e ele deixou claro que se sente sozinho.

Continue Lendo

Política

Tão querendo derrubar o chefe da FMS. Alguém quer a vaga dele

Publicado

em

As redes sociais foram contaminadas com falsa informação na noite desta segunda-feira (05/12/2022), dando conta de um suposto pedido de demissão do Doutor Gilberto Albuquerque, da Fundação Municipal de Saúde de Teresina – FMS.

A reportagem do walcyvieira.com buscou a informação verdadeira sobre o episódio e, até o fechamento da matéria (às 22h30min), nenhum pedido de Gilberto Albuquerque chegou ao Palácio da Cidade.

Na realidade o que existe é uma rede de boatos tentando desestabilizar a gestão da saúde no município. “Doutor Gilberto segue firme no comando da Fundação Municipal de Saúde”.

QUEM É GILBERTO ALBUQUERQUE

Antônio Gilberto Albuquerque Brito nasceu no dia 22 de dezembro de 1965, no município de Morro do Chapéu, região de Esperantina. Em 1997, formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Piauí

Tem experiência na área de medicina, com ênfase em Gestão Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: gestação, vídeocolonoscopia, trombose arterial, endoscopia digestiva alta e urgência e emergência. Tem Residência Médica em Cirurgia Geral e Cirurgia Gastroenterológica.

Já exerceu o cargo de secretário de Saúde na cidade de Barro Duro e foi diretor-geral do Hospital de Urgências de Teresina por 10 anos. Em 2019, deixou a diretoria do HUT para assumir o cargo de diretor-geral do Hospital Getúlio Vargas, cargo este que ocupou até dezembro de 2020, quando assumiu (a convite do prefeito eleito de Teresina, Dr. Pessoa) a presidência da Fundação Municipal de Saúde.

Fonte da Biografia: O Dia

Continue Lendo
Publicidade

MAIS LIDAS

Copyright - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905