Siga, Curta, Compartilhe:

Polícia

Vereador e ex-vice prefeito também são presos por fraude contra o INSS

Publicado

em

Pai e filho. Dois políticos. Um, ex-vice prefeito (o pai) e o outro vereador. Roseno Pereira de Araújo, e o filho, Rodinei Araújo Santos, presos na Operação Bússola, da Polícia Federal, são apontados nas investigações federais de cooptarem clientes para aposentadorias fraudulentas na região de Santo Antônio dos Milagres, a 123 quilômetros de Teresina.

Os dois teriam domínio sob o sindicato de trabalhadores rurais de Santo Antônio dos Milagres há 20 anos, sempre passando a gestão da entidade de um membro da família para outro. Consta ainda nas investigações que eles agiam captando clientes e conseguindo falsas aposentadorias junto ao INSS.

O ex-vice prefeito Roseno e o vereador Rodinei são os únicos políticos presos na Operação Bússola. Outras 37 pessoas também foram presas e duas estão foragidas. A maioria advogados que teriam envolvimento em fraudes previdenciárias e servidores do INSS.

CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O CANAL DO WALCYVIEIRA NO WHATSAPP

Conforme a PF, cerca de 1.975 benefícios foram concebidos por meio da falsificação de documentos públicos. Destes, 170 são de pessoas fictícias. O grupo atuava falsificando identidades para conseguir aposentadoria rural por idade para pessoas que não trabalhavam na área.

A Polícia Federal deflagou a Operação Bússola nessta terça-feira (09?11) e cumpriu 96 mandados judiciais, sendo 16 mandados de prisão preventiva, 23 de prisão temporária e 57 mandados de busca e apreensão.

A polícia informou que os mandados foram cumpridos em Teresina/PI, Luzilândia/PI, Demerval Lobão/PI, Santo Antônio dos Milagres/PI, Timon/MA, Caxias/MA, Presidente Dutra/MA, Parnarama/MA, Codó/MA, Anapurus/MA e São João do Sóter/MA, sendo todos expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Teresina.

De acordo com a polícia, dentre os investigados com prisão decretada estão oito servidores do INSS, 17 advogados e 14 intermediários dos estados do Piauí e Maranhão.

Segundo a PF, a organização investigada por fraudes previdenciárias, gerou um prejuízo estimado em R$ 55,8 milhões aos cofres do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no Piauí.

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905 - DRT/PI 955