Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Semec realiza encontro em Teresina. Quem Ama Cuida! Protocolo de prevenção

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizou na manhã desta segunda-feira (15), no Centro de Formação Odilon Nunes, zona Norte de Teresina, um encontro para apresentar o Quem Ama Cuida – Protocolo de Prevenção e Atendimento às Crianças e aos Adolescentes em Situação de Risco e Vulnerabilidade Social. Participaram da reunião equipes de Gestão, da Secretaria Executiva de Ensino e Superintendentes escolares.

O protocolo reúne um conjunto de orientações para apoiar as unidades de ensino no fortalecimento das relações entre os diversos atores que integram o ambiente escolar e no desenvolvimento de ações de prevenção e de atendimento às pessoas em situações de risco e vulnerabilidade social (violência física ou maus-tratos, negligência e/ou abandono, violência Sexual, bullying, atos infracionais e atos indisciplinares, violência Institucional, drogadição, entre outros).

“Hoje nós fizemos a apresentação junto à equipe de ensino e gestão da Rede Pública Municipal de Ensino para que todos se apropriassem do protocolo e tenham uma fala alinhada junto às escolas. No próximo dia 18 o documento será entregue em oito unidades de ensino e chegará às demais entre os dias 22 e 26 deste mês”, explica Geane Alves, gerente de Educação Fundamental da Semec.

Para mostrar que o sucesso do protocolo depende do empenho de toda a equipe técnica da Secretaria, Janaína Moura, gerente de gestão de Ensino da Semec, fez um experimento com a fita de Möbius, uma forma não-orientável. Isso quer dizer que não existe “lado de dentro” ou “lado de fora”, pois ambos são do mesmo lado.

O secretário executivo de Ensino da Semec, Reinaldo Ximenes, destaca a importância do protocolo. “É um documento feito por muitas mãos, que teve a contribuição de diversos profissionais e que vai contribuir bastante no enfrentamento de situações adversas que envolvem nossos alunos”.

O Protocolo de Prevenção e Atendimento às Crianças e aos Adolescentes em Situação de Risco e Vulnerabilidade Social é o resultado de uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação (Semec), Conselho Municipal de Educação de Teresina (CME/THE), Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Teresina (CMDCAT), Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Polícia Civil.

Fonte: Ascom Semec

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905