Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Rafael e Isabel fortalecem o Pacto pelas Crianças do Piauí para 2024

Publicado

em

O governador Rafael Fonteles e a coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, anunciaram, nesta sexta-feira (22/12/2023), novas ações que serão desenvolvidas pelo Pacto pelas Crianças do Piauí em 2024 e anos seguintes, dentre elas, a continuidade para o Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), através da capacitação de professores e gestores escolares. Também participaram da solenidade o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, a secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Regina Sousa, e outras autoridades.

CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O CANAL DO PORTAL WALCYVIEIRA NO WHATSAPP

Outra ação, prevista para março de 2024, é a conclusão do Lar da Criança, além da construção de 40 novas brinquedopraças e o envio de 41 kits de mobília-creche para 41 prefeituras no estado. A coordenadora do Pacto pelas Crianças, Isabel Fonteles, apontou que em 2024, além dos novos projetos, será dada continuidade aos projetos iniciados neste ano. “Hoje nós fizemos, nesta solenidade, um balanço e o anúncio de entregas do Pacto pelas Crianças do Piauí, todas as nossas ações que foram propostas já estão sendo implementadas em todo o estado. Em 2024, vamos dar seguimento às propostas”, declarou.

Durante a solenidade, houve a entrega simbólica de mais de 700 óculos prescritos para crianças dos 20 municípios já atendidos pela Carretinha da Saúde, que contabiliza quase 10 mil atendimentos nas áreas da oftalmologia, odontologia e fonoaudiologia. O governador Rafael Fonteles apontou que o Pacto pelas Crianças do Piauí é um braço importante para o avanço das pautas voltadas para a primeira infância, tanto na área da saúde, como educação e formação social.

“Nós temos um compromisso em fortalecer todas as políticas públicas voltadas à primeira infância e o Pacto pelas Crianças nos ajuda a tocar isso junto às secretarias de Estado que têm relação com as secretarias municipais de saúde, educação e assistência social, desde o momento das mamães gestantes, passando pela fase dos cuidados com a vacinação, e o programa da alfabetização na idade certa. Então esse é o momento de fazer esse balanço e anunciar ações concretas daquilo que a gente programou no primeiro semestre e tem se desdobrado de uma maneira incrível, repercutindo fortemente nos municípios do Piauí”, apontou Fonteles.

Isabel apontou ainda o trabalho do Pacto no avanço nas políticas de saúde, em especial a vacina, que já trouxeram bons resultados esse ano. “O Piauí foi o estado que mais vacinou em 2023 e nós, através do Pacto pelas Crianças, tivemos nossa contribuição com a Carretinha da Saúde. Todas as crianças a serem atendidas pela Carretinha precisam ter as carteiras vacinais atualizadas. Participamos de outras estratégias, como adesão do estado às ações do Unicef de busca ativa vacinal, ao programa Saúde em Dia e a campanha estadual de multivacinação”, finalizou a coordenadora.

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho de Caridade, representando os prefeitos beneficiados pelas ações, reconheceu os esforços do Governo do Estado em avançar na educação básica do Piauí. ”Os municípios recebem de forma muito positiva uma parceria que fortalece ainda mais a educação do Piauí, trabalhando desde a base. Sabemos que é de obrigação do município a educação infantil e fundamental, mas o Governo do Estado, preocupado em melhorar cada vez mais o ensino do Piauí, está ajudando os municípios com equipamentos e qualificações”, apontou o gestor.

A pequena Maria Eduarda foi uma das beneficiadas com a entrega dos mais de 700 óculos a serem distribuídos pelo Pacto pelas Crianças. A sua mãe, Francisca Carvalho, contou que, com a consulta na Carretinha da Saúde, os médicos perceberam, através dos exames, que sua filha necessitava de óculos para correção da vista. “Esse programa é muito importante para nossas crianças”, comemorou a mãe.

Fonte: CCom

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905