Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Dieta low carb não é eliminação total de carboidratos, alerta nutricionista

Publicado

em

A dieta com redução do consumo de carboidratos, mais conhecida como low carb, virou moda e é cada vez maior o número de adeptos à prática. Nutricionistas lembram que essa é uma estratégia nutricional como outras e que ela não é a eliminação total deste tipo de alimento, e sim a redução. É um tipo de processo que precisa de indicação e monitoramento, já que o carboidrato é a principal fonte de energia para as células do nosso corpo. A qualidade e quantidade de ingestão de alimentos como frutas, verduras, legumes e folhosos, por exemplo, são essenciais, para compor e equilibrar a ingestão de outros macros e micronutrientes essenciais não só no emagrecimento, mas para a saúde de forma geral.

“Neste tipo de dieta, algumas frutas e legumes precisam de adequação individualizada, já que alguns deles podem possuir o teor de carboidratos maior que outros, mas também é necessário avaliar enquanto porção, quantidade. Sendo assim, o acompanhamento nutricional com um profissional habilitado é extremamente importante”, alerta a nutricionista Adília Almeida do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica.

Entre os benefícios da dieta low carb enquanto estratégia e manejo nutricional está, entre outros, a perda de peso, o processo de detoxificação e o controle do diabetes. Porém o processo deve ser feito por períodos e baseado em protocolos individualizados.

Segundo a especialista do Hapvida, entre os principais alimentos a serem evitados neste tipo de dieta, estão alimentos a base de farinhas como pão branco ou integral, batata inglesa, macarrão, cereal matinal à base de milho, alimentos açucarados e industrializados, sobremesas, bebidas gaseificadas e bebida alcoólicas. É importante também destacar que, para manter uma dieta saudável, no uso de qualquer estratégia, é necessário procurar um profissional nutricionista para um acompanhamento adequado.

Fonte: Ascom

Clique e Comente

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905