Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

HGV alcança 100% de cura no tratamento da tuberculose e recebe certificado nacional

Publicado

em

A Clínica Pneumológica do Hospital Getúlio Vargas (HGV) alcançou um feito notável, atingindo uma taxa de 100% de sucesso na cura de pacientes tratados pelo Serviço de Referência Terciária de Tuberculose. Os dados, referentes ao ano de 2020 e avaliados pelo Ministério da Saúde, renderam à equipe da clínica um certificado de destaque. A entrega ocorreu nesta terça-feira (17) durante a Reunião Nacional de Coordenadores de Programas de Tuberculose, em Brasília (DF).

Jyselda Duarte, pneumologista da Referência Terciária da Pneumologia Sanitária do Estado, enfatizou que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde era de, no mínimo, 77,5%, e o HGV não apenas atingiu, mas superou essa meta.

“O Ministério da Saúde, por meio da avaliação dos casos cadastrados, estabelece metas para que as referências alcancem o máximo de curas, aprimorando assim a assistência. O HGV não apenas atingiu, mas ultrapassou a meta, alcançando 100%. Vale ressaltar que o HGV trata casos de tuberculose utilizando drogas resistentes, que são mais complexos e graves, demandando tratamento mais prolongado (no mínimo 18 meses) e esquemas alternativos de tratamento com custos mais elevados”, destacou a médica.

Nirvania Carvalho, diretora-geral do HGV, expressou sua satisfação com o resultado obtido pelo hospital. “Todos os pacientes em tratamento são cadastrados no Sistema Nacional, que é atualizado com informações de consultas, exames e medicação. O sistema registra o encerramento do tratamento, com opções como cura, abandono de tratamento, tratamento completo e óbito. A avaliação desses dados resultou no Certificado máximo para o HGV. Isso é extremamente gratificante”, explicou a gestora.

Fonte: Ascom/Repórter: Fátima Oliveira

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905