Geral
15ª Conferência Estadual de Assistência Social acontece em Teresina
A cidade de Teresina sedia a 15ª Conferência Estadual de Assistência Social, promovida pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) em parceria com o Conselho Estadual de Assistência Social do Piauí. O evento reúne mais de 600 participantes de 221 municípios e tem como tema “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”. As atividades se estenderão até amanhã (5) até as 17h.
A conferência teve início com o credenciamento e uma apresentação cultural, seguida pela leitura e aprovação do regime interno. A Palestra Magna, intitulada “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, deu início aos debates. Posteriormente, foram apresentadas deliberações da última conferência, seguidas por duas mesas de debate sobre financiamento, orçamento e responsabilidades federativas, além de diretrizes democráticas e participativas nas instâncias de Controle Social.
No período da tarde, os debates abordaram tópicos como a potencialização da participação social no SUAS, a universalização do acesso e a integração de serviços e direitos, bem como a importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda na reconfiguração do SUAS.
A secretária da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Regina Sousa, destacou a importância das conferências como fóruns democráticos para debater propostas que beneficiem toda a sociedade. Ela ressaltou que as divergências se transformam em propostas unificadas para o bem de todos.
A presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Stephanie Santos, enfatizou o momento como uma oportunidade única para avaliar e propor diretrizes. “Esse momento é de reconstrução, e todos os envolvidos terão a chance de propor diretrizes para o estado, a união e os próximos anos”, afirmou.
O secretário nacional da Assistência Social, André Quintão, discutiu a reconstrução do SUAS, destacando a importância de estabelecer padrões de financiamento e responsabilidade entre estados, municípios e governo federal. Ele enfatizou a valorização dos profissionais envolvidos no sistema e a busca por superar desafios como a fome e a pobreza no país.
A conferência continuará amanhã com uma mesa de abertura em comemoração aos 30 anos da Lei Orgânica da Assistência Social. Em seguida, serão discutidos os cinco eixos, com a apresentação final das propostas aprovadas no Grupo de Trabalho e a plenária de escolha dos delegados por segmentos.
Fonte: Ascom/Repórter: Ramon Araújo
-
Polícia2 dias atrás
Retiraram PMs de Matões após derrota da oposição. Só ficaram 3
-
Geral6 dias atrás
Os ‘mimizentos’ agora infartam! PI lidera crescimento da renda per capita
-
Geral16 horas atrás
Pioneirismo do Governo Rafael na Educação faz do PI modelo nacional
-
Geral6 dias atrás
Óia aí, big brother nas escolas do Piauí. Sorria você tá sendo filmado!
-
Geral1 dia atrás
Expoapi deve gerar R$ 300 milhões e atrair 400 mil pessoas
-
Geral2 dias atrás
Ferdinando, Nonatinho e Alex com o ministro Juscelino em Brasília
-
Geral6 dias atrás
Parceria da deputada Cláudia garante atendimento social em Matões
-
Política1 dia atrás
Em São Paulo, deputado Evaldo discute federação do Solidariedade