Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Rafael Fonteles assina acordo para estudo de projeto sobre energia eólica no litoral piauiense

Publicado

em

Nesta segunda-feira (30), o governador Rafael Fonteles assinou, em Tóquio, Japão, um Memorando de Entendimento (MoU) que marca o início dos estudos para a implantação de um ambicioso projeto de energia eólica offshore no litoral do Piauí, com investimentos estimados em R$ 25 bilhões.

A comitiva liderada pelo governador reuniu-se com a equipe da Shizen Energy, uma empresa que, mesmo tendo iniciado como uma startup em 2011, já conquistou investidores e realizou projetos na área de energias renováveis ao redor do mundo.

Durante o encontro, a Investe Piauí e a Shizen Energy assinaram o MoU para a elaboração de um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTA). Este estudo visa avaliar as oportunidades de investimento da empresa na produção de energia renovável, incluindo a possibilidade de produção de hidrogênio verde no Piauí.

A parceria tem como meta viabilizar a implantação de um parque de energia eólica offshore no litoral piauiense. O projeto inclui a perspectiva de desenvolvimento de projetos “Power-to-X”, que envolvem a utilização da eletricidade renovável gerada pela energia eólica para produzir transportadores de energia, como o hidrogênio verde.

Nas redes sociais, o governador Rafael Fonteles comemorou o acordo e destacou que o projeto, com investimentos bilionários, tem previsão de sair do papel até 2026. Ele afirmou: “Será um divisor de águas na produção de energias renováveis no Brasil, tendo o Piauí como protagonista, gerando oportunidades de trabalho, emprego e renda aos piauienses”.

Fonte: Ascom/Repórter: Clayton Gomes

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905