Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Governo Digital. Começam as aulas em parceria com a Estônia

Publicado

em

Tiveram início, nesta quinta-feira (28/0/2023), as aulas do curso de Governo Digital, uma parceria entre Estônia Hub e Governo do Piauí, através da Secretaria da Administração (Sead) e a Investe Piauí. A iniciativa faz parte do processo de transformação digital e tem o objetivo de capacitar os servidores para a digitalização e desburocratização de processos.

No total, o curso ofertou 500 vagas, já preenchidas, que serão divididas em 10 turmas, cada uma composta por servidores do Governo Estadual e das prefeituras municipais, de forma que cada município tenha um representante. A ideia é que os 50 servidores formados pela primeira turma sejam monitores para as próximas, onde atuarão como ponto de apoio para sanar possíveis dúvidas.

Essa é a primeira capacitação sobre Governo Digital direcionada aos servidores. “É importante também a participação dos servidores dos municípios, como forma de preparação para integração de sistemas, a interoperabilidade, que é tão falada. Isso é necessário para garantir a agilidade e eficiência no dia a dia da administração pública”, destacou o secretário da Sead, Samuel Nascimento.

O curso tem certificação internacional, em formato virtual, disponível aos inscritos por meio de uma plataforma hospedada no site da Escola de Governo, no endereço www.escoladegoverno.pi.gov.br. As aulas estão divididas em 10 módulos, totalizando 40h/aula entre teorias, exercícios e leituras complementares.

O curso de Governo Digital traz na grade curricular assuntos como introdução de governo digital e o case de sucesso da Estônia, serviços públicos digitais, cybersegurança e ambiente de negócios, entre outros. “Serão abordados os principais fundamentos do governo digital, uma iniciativa inovadora do Governo do Estado que vai proporcionar novas oportunidades de crescimento aos servidores e, consequentemente, uma melhor oferta de serviços estaduais. O Piauí está sendo um dos pioneiros em trazer esse modelo de sucesso”, explicou Carlos Alberto Moura, diretor da Escola de Governo da Sead.

Estônia Hub
A Estônia Hub é uma plataforma com o foco em levar as melhores práticas do modelo de transformação da Estônia para o Brasil. O trabalho é voltado para promover as relações tecnológicas e comerciais entre o Brasil e a Estônia nos setores público, privado e terceiro setor, por meio de diversas atividades como delegações, consultoria, conteúdos e eventos.

Fonte: Ascom

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905