Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Secretaria da Educação prepara estudantes para a 2ª fase da Obmep em intensa preparação

Publicado

em

O entusiasmo pelo mundo complexo dos números é compartilhado por 188 jovens de escolas públicas de diversos municípios do Piauí, que se reúnem em Teresina para aprimorar seus conhecimentos em matemática avançada. Com o intuito de se preparar para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep), marcada para o dia 7 de outubro, esses estudantes estão mergulhando em uma Jornada Estadual de Matemática, que se estende de 22 a 24 de agosto.

Nesse evento, jovens com idades entre 15 e 17 anos terão a oportunidade de desbravar conceitos de matemática em níveis mais avançados durante um total de 30 horas de aulas intensivas. Pela primeira vez, a Secretaria da Educação do Piauí (Seduc) promove essa preparação intensa para a Obmep, reunindo estudantes de todo o estado.

“Reunimos professores e estudantes talentosos, que já têm um histórico dedicado à matemática, para oferecer esse momento de aprimoramento visando à segunda fase da Obmep. A orientação e a intermediação dos professores são fundamentais nesse processo de aprendizagem, e esse espaço de preparação servirá para inspirar os estudantes a compartilhar esse conhecimento em suas escolas”, destacou o secretário da Educação, Washington Bandeira.

Allyson de Sousa Almeida, aluno de 17 anos do ensino médio no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Monsenhor Raimundo Nonato, em Teresina, e medalhista de ouro na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), compartilhou suas experiências. Ele expressou que seu interesse pela matemática foi despertado ao manipular ábacos na escola, transformando o aprendizado em uma brincadeira envolvente.

“Sempre tive interesse pela matemática, e o incentivo da escola para participar da Obmep foi essencial para obter esses resultados, com o apoio dos professores e do espaço de estudos. A sensação de receber a medalha de ouro foi única, e agora estou me preparando para esta edição. Planejo um futuro na área de matemática, especificamente em programação, com o objetivo de apoiar outros estudantes por meio de aulas e incentivo à nova geração”, compartilhou o jovem estudante.

Mikaela Magalhães Brandão Veras, aluna do Ceti Inês Maria de Sousa Rocha, em Piracuruca, é outra das jovens estudantes presentes em Teresina. Ela foi premiada na Obmep, recebendo uma medalha de bronze e duas de prata, além de um ouro no Torneio de Matemática das Escolas Estaduais. Desde o ensino fundamental, Mikaela tem se destacado nas olimpíadas matemáticas.

“O desafio de enfrentar um problema matemático e resolvê-lo é o que mais me motiva a estudar essa disciplina. Sempre me preparei por meio de provas de edições anteriores e várias olimpíadas de matemática. A sensação de conquistar uma medalha foi incrível. Eu tenho grandes aspirações para que a matemática seja parte do meu futuro”, afirmou Mikaela, demonstrando sua paixão pela disciplina.

Os 23 professores envolvidos na preparação dos estudantes são experientes em competições e vêm de cidades como Teresina, Bom Jesus, Piracuruca e Cocal dos Alves. Rafael Araújo de Souza, professor de matemática no Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Liceu Parnaibano, em Parnaíba, há três anos prepara jovens para competições. Ele enfatizou que os benefícios para os estudantes vão além das premiações conquistadas.

“Este modelo de preparação para provas de matemática complementa o trabalho já realizado pelas escolas no dia a dia. A diferença aqui é que professores e estudantes podem compartilhar suas experiências e ter mais tempo dedicado à preparação para a prova da Obmep”, comentou o docente.

Os estudantes selecionados para a Jornada Estadual de Matemática foram escolhidos com base em resultados positivos na primeira edição do Torneio de Matemática (TME²).

No decorrer da jornada, está prevista uma cerimônia de premiação para os vencedores do torneio, além de uma palestra com o paraibano Leonardo Lima, que conquistou seis medalhas de ouro e uma de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

Fonte: Ascom/Repórter: Tallita Tajra e Willame Lucas

Clique e Comente

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905