Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Atenção primária se capacita para cuidado compartilhado com gestantes e puérperas

Publicado

em

Nesta sexta-feira (4), profissionais da Rede de Atenção Primária à Saúde de Timon e do Centro de Atenção Especializada Materno-Infantil (CAEMI) participaram de uma capacitação abrangendo o conceito de matriciamento no cuidado compartilhado com gestantes e puérperas.

O matriciamento é uma abordagem que visa aprimorar a prestação de serviços de saúde de maneira interdisciplinar e colaborativa, promovendo uma atenção mais eficaz em áreas específicas.

A médica Joselany Milanez, integrante do programa Médicos Pelo Brasil e atuante na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Piauí, ministrou a capacitação, abordando temas como pré-natal nas UBSs, diretrizes do Ministério da Saúde para atendimento de gestantes e puérperas, estratificação de riscos e estudos de casos.

CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O CANAL DO WALCYVIEIRA NO WHATSAPP

Essa iniciativa faz parte do projeto Matriciar, uma colaboração entre o CAEMI e a Atenção Primária à Saúde, com o intuito de fortalecer o conhecimento dos profissionais e melhorar a qualidade dos serviços prestados a gestantes e puérperas em Timon, contribuindo para a redução da mortalidade materno-infantil.

A diretora do CAEMI, Francisca Rodrigues, explicou que o matriciamento é uma abordagem colaborativa no processo de trabalho, visando à otimização do atendimento. “Essa capacitação reforça o compromisso conjunto entre o CAEMI e a Atenção Primária para proporcionar um melhor atendimento às gestantes e puérperas em nosso município, com foco na redução das taxas de mortalidade”, ressaltou.

O CAEMI desempenha um papel de referência no atendimento a gestantes e bebês em situação de alto risco, desde o pré-natal até o pós-parto, até que a criança complete 10 anos. Com uma equipe multidisciplinar, o Centro atende pacientes não apenas em Timon, mas também em cidades vizinhas como São Francisco, Parnarama e Matões.

Fonte: Ascom

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905 - DRT/PI 955