Geral
Programa estadual de capacitação em libras é lançado pelo Governo para aprimorar habilidades dos servidores
O Governo do Estado deu um passo significativo em direção à inclusão e acessibilidade ao lançar, na sexta-feira (4), o Programa “Entenda minhas Mãos”. Este projeto pioneiro tem como objetivo oferecer capacitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os servidores estaduais, especialmente aqueles que trabalham com atendimento ao público. A iniciativa visa capacitar os funcionários a se comunicarem eficientemente com pessoas surdas que buscam serviços ou trabalham nos órgãos públicos estaduais. Essa colaboração é resultado da união entre a Secretaria de Estado da Administração (Sead), a Escola de Governo, a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi).
O programa será inaugurado com a oferta do curso de Libras, que abrangerá, pelo menos, dois servidores de cada secretaria estadual. A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) será responsável por ministrar o curso, que terá uma carga horária total de 120 horas, divididas entre 60 horas de teoria e 60 horas de atividades práticas presenciais ou remotas. A cerimônia de lançamento ocorreu no auditório da Seid, onde foi formalizada a parceria para a execução do projeto. O evento contou com a presença do secretário da Sead, Samuel Nascimento, do secretário da Seid, Mauro Eduardo, do reitor da Uespi, Evandro Alberto, do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Franzé Silva, do deputado estadual Fábio Novo, do diretor da Escola de Governo, Carlos Alberto, e da subdefensora pública da Defensoria Pública, Verônica Acioly.
O diretor da Escola de Governo, Carlos Alberto, explicou que o curso será ministrado por um professor especializado em Libras, com a participação de intérpretes de Libras e surdos para atividades práticas. Essa abordagem permitirá corrigir eventuais erros e ampliar o conhecimento dos participantes. “A Escola de Governo assumirá a responsabilidade pela capacitação, visando a um treinamento contínuo. Com isso, buscamos preparar cada vez mais servidores para uma comunicação verdadeiramente inclusiva”, enfatizou.
O curso tem previsão de início ainda neste mês e desempenhará um papel essencial na eliminação das barreiras comunicacionais, garantindo o acesso à informação e um atendimento eficiente a todas as pessoas. O secretário da Administração, Samuel Nascimento, destacou a importância do programa para promover a inclusão e melhorar o atendimento público. “Nosso principal objetivo é capacitar os servidores para se comunicarem, atenderem e incluírem as pessoas surdas em várias repartições, setores e instituições do Estado do Piauí. Colocamos o cidadão no centro de nossas ações e as pessoas com deficiência merecem um acesso diferenciado quando procuram serviços públicos. Esta iniciativa se transformará em uma política de Estado, promovendo uma administração verdadeiramente inclusiva”, afirmou Samuel Nascimento.
Fonte: Ascom
-
Política6 dias atrás
Candidata a vereadora desiste, larga Rafael e agora é Dinair 12 em Timon
-
Política4 dias atrás
Justiça obriga Mirante a retirar Fake News contra Dinair do ar
-
Política3 dias atrás
Pesquisa aponta Juvenal Silva como maior fenômeno de votos no MA
-
Política3 dias atrás
Um mar de gente vai às ruas dizer que elege Nonatinho em Matões
-
Política7 dias atrás
AMA denuncia à polícia e repudia nota fake tentando politizar o autismo
-
Política4 dias atrás
Oposição joga a toalha em Matões? Derrota por 3 mil votos de diferença?
-
Política7 dias atrás
Candidata Nega Dil toma o lugar de Neto, no Angelim. Deu polícia!
-
Política6 dias atrás
Aliado de Rubens Jr denuncia instituto que vai divulgar pesquisa de Gabriel