Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Projeto de compostagem é alinhado pela Semec em reunião estratégica

Publicado

em

Nesta quarta-feira (02), a Secretaria Municipal de Educação (Semec) promoveu uma reunião de alinhamento para dar início ao projeto de compostagem, que tem como objetivo a seleção de resíduos orgânicos produzidos nas cozinhas das unidades de ensino da Rede Pública de Teresina.

O encontro ocorreu no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jorge Amado, localizado na zona Leste da capital, e contou com a participação do secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, da equipe técnica da Semec, representantes do Centro de Eficiência em Sustentabilidade Urbana da Universidade Federal do Piauí (CESU/UFPI), representantes da empresa Ninho Verde Compostagem, além de diretores de escolas e CMEIs de Teresina.

A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Teresina, e o secretário Nouga Cardoso destacou a importância dessas ações para o desenvolvimento sustentável da cidade, enfatizando a possibilidade de aproveitar os resíduos orgânicos para produção de compostagem e até mesmo de biogás.

“A Semec está abraçando duas ações importantes, diretamente vinculadas ao desenvolvimento sustentável, que é o aproveitamento do resíduo orgânico para produção de compostagem, bem como o aproveitamento do resíduo orgânico para a produção de biogás. Temos a certeza de que, a partir dos dados apresentados, em um futuro bem próximo, as unidades de ensino estarão produzindo o gás que precisam para a produção dos alimentos, da merenda escolar”, ressaltou o secretário Nouga.

Michele Duarte, representante do Centro de Eficiência e Sustentabilidade Urbana (CESU), compartilhou que o objetivo é testar soluções inovadoras para transformar Teresina em uma cidade inteligente.

O projeto terá início em quatro unidades de ensino: Escola Municipal Professor José Carlos, Escola Municipal Delmira Coelho e Centros Municipais de Educação Infantil Anita Ferraz e Tia Anita Gayoso, a partir do dia 09 de agosto. Os professores, funcionários e merendeiras participarão de um treinamento de sensibilização sobre a importância do projeto e do engajamento de todos.

Ana Célia Aragão, coordenadora de Educação Ambiental da Semec, ressaltou que esta será a primeira ação em parceria com o CESU e que têm planos para desenvolver projetos para combater queimadas e incêndios, trabalhando a educação ambiental nas escolas de Ensino Fundamental.

“São projetos e ações que visam transformar Teresina em uma cidade inteligente quando o assunto é sustentabilidade”, enfatizou Ana Célia.

O cronograma de atividades foi definido durante a reunião, com duração prevista de seis meses e apresentação de relatórios a cada dois meses. Ao término do projeto, será elaborado um relatório final para validar a ideia. Caso os resultados sejam positivos, a iniciativa será expandida para toda a Rede Municipal de Ensino.

Lígia Rocha, da coordenação da Ninho Verde Compostagem, também esteve presente no evento e ressaltou a satisfação do projeto ser acolhido pela Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da SEMEC.

“É muito importante o envolvimento de todos, e a parceria com a Educação nos garante mais um passo rumo à sustentabilidade”, afirmou Lígia.

A implementação desse projeto representa um passo significativo para promover a conscientização ambiental e contribuir com a adoção de práticas sustentáveis nas escolas da região.

Fonte: Ascom

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905