Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Semarh promove lançamento do Plano de Prevenção e Controle de Queimadas no Piauí

Publicado

em

Nesta segunda-feira, 31 de julho, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) realizará o lançamento do Plano de Ações para a Prevenção e Controle de Queimadas no estado. O evento acontecerá no Centro de Educação Ambiental (CEA), situado no Parque Potycabana, a partir das 8h.

O Plano tem como objetivo implementar ações de prevenção e controle de queimadas, sendo de responsabilidade da Semarh a execução de tais medidas. De acordo com o diretor de Fiscalização da Semarh, Major Dênio Marinho, o Plano foi meticulosamente planejado e já teve início de execução no primeiro semestre de 2023. Agora, no segundo semestre, que é um período crucial para o controle de queimadas, a expectativa é que as ações sejam ainda mais eficazes.

“Durante o encontro, apresentaremos o plano de execução das ações que a Semarh vem desenvolvendo desde o primeiro semestre, bem como detalharemos as ações a serem executadas a partir de agosto”, disse o Major Dênio Marinho. Ele também destacou o foco do trabalho na capacitação e equipamento das brigadas que atuam em todo o estado.

O combate às queimadas é uma das metas definidas no eixo “Piauí no Clima”, que faz parte do programa de compromissos da Semarh, o ECO Piauí. Esse eixo engloba ações para combater o desmatamento ilegal e os incêndios florestais, bem como recuperar áreas degradadas.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Daniel Oliveira, ressaltou a importância do evento como um momento para o diálogo entre a Semarh e outros órgãos competentes, a fim de definir estratégias para a prevenção e controle de queimadas em todo o estado. “Iremos abordar ações e estratégias a serem implementadas e intensificadas até o fim deste ano”, afirmou.

Ainda em 2023, está previsto o lançamento do Plano Estadual de Ações Integradas de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais do Piauí, que está em desenvolvimento desde o primeiro semestre. A iniciativa visa fortalecer as ações de enfrentamento aos incêndios florestais e garantir a preservação do meio ambiente no estado.

Fonte: Ascom

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905