Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Bora estudar pra ‘ser alguém na vida’. O EJA tá bem aí. É de graça!

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) realizou nesta quinta-feira (20/07/2023) mais uma mobilização da campanha DIA D da EJA- Educação de Jovens e Adultos, com o incentivo ao retorno à sala de aula dos piauienses. Com o apoio das Gerências Regionais de Educação (GREs), as equipes da Seduc se reuniram na praça Rio Branco, localizada no centro norte de Teresina, distribuindo panfletos e conversando com as pessoas que transitavam no local, a fim de facilitar essa retomada à escola.

A estratégia de busca ativa permite localizar os estudantes que não deram seguimento à alfabetização, identificar as dificuldades no acesso às escolas e propor soluções para efetivar a matrícula dos potenciais estudantes.

A trajetória de vida de Maria Valdeci da Silva de Oliveira (foto acima), de 62 anos, a distanciou do espaço escolar ainda jovem. Ao encontrar a equipe da EJA na praça, ela aproveitou a oportunidade para efetuar a matrícula na 8ª série. “Quando jovem eu queria estudar, mas não tive a oportunidade porque a minha família era muito grande, então eu precisei cuidar dos meus irmãos e ajudar a minha mãe em casa. Meu sonho é voltar a estudar para cursar enfermagem”, revelou.

Segundo Silvia Helena Carvalho (foto acima), 43 anos, a volta à sala de aula abre a possibilidade para melhorar as suas oportunidades de trabalho. A partir da mobilização ela conseguiu a matrícula na 7ª série (Etapa IV). “Vou terminar meus estudos, pois muitos serviços hoje em dia precisam do Ensino Médio e a razão do meu interesse pelos estudos foi ter um emprego melhor no futuro. Desta vez eu vou conseguir terminar o estudo e até, quem sabe, chegar à universidade”, disse.

A campanha DIA D da EJA chamou a atenção de Raimunda Nonata França, 54 anos, que se dirigiu à praça para garantir sua matrícula na Etapa V. “Eu já estava com vontade de estudar e este ano eu já falei para os meus filhos desta vontade. Vi pela televisão que hoje teria matrícula na praça e aproveitei para garantir o meu lugar na escola”, celebrou a nova estudante.

Com o objetivo de incentivar jovens, adultos e idosos a retomarem os estudos, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) elaborou um plano com uma série de atividades pedagógicas com o objetivo de alcançar 25 mil estudantes matriculados na Rede Pública Estadual de Ensino.

“A EJA resgata a dignidade das pessoas que por algum motivo deixaram a escola e, por isso, tiveram a alfabetização ou aprendizagem na idade certa comprometida. Ao buscar estes jovens, adultos e idosos incentivamos que eles transformem suas vidas por meio da educação”, destaca o secretário da Educação, Washington Bandeira.

Fonte: Ascom / Repórter: Willame Lucas

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905