Connect with us
Banner Doação

Entretenimento

Quem entra no Parque 7 Cidades ‘espiando os passarim’ não tem vontade de ir embora

Publicado

em

O Parque Nacional de Sete Cidades, com território distribuído pelos municípios de Brasileira e Piracuruca, neste mês de dezembro, foi cenário para a realização do primeiro Festival de Avistamento de Aves do Piauí. Patrocinado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), o evento reuniu amantes dos animais, estudantes, guias e turistas na região, incentivando o ecoturismo.

De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Marcelo Costa, o Parque possui uma rica biodiversidade, abrigando aves da caatinga, do cerrado e até da amazônia, além dos belos pássaros o parque possui um acervo riquíssimo de pinturas rupestres. “Em meio à exuberante paisagem natural, vemos a diversidade dos pássaros. Essa, é mais uma forma de atrair os turistas para a região. Os admiradores entendem a grandiosidade do evento que permite a observação a ‘olho nu’ das aves, seja no topo das árvores ou em voos, a observação traz maior conscientização sobre a importância da preservação ambiental e fluxo de turistas ao local, sendo essa uma atividade de baixo impacto ambiental”, explica o gestor.

Segundo dados do Ministério do Turismo, a observação de aves é uma atividade que faz parte do turismo de natureza e vem crescendo nos últimos anos, em especial no Brasil, que abriga 18% da diversidade mundial de pássaros. No mundo todo, são mais de 100 milhões de observadores de aves, gerando cerca de 90 bilhões de dólares por ano. O turismo de observação de aves tem espaço no país, afinal, possuímos mais de 1971 aves catalogadas, de acordo com o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO) e mais de 42 mil observadores, segundo dados do site WikiAves.

De acordo com o pesquisador Thomas Coelho há registros de mais de 250 espécies de aves na região. “O evento nos surpreendeu positivamente, conseguimos integrar todos os públicos, desde pessoas da comunidade às pessoas que já fazem esse avistamento de aves rotineiramente. Tivemos mais de 135 pessoas inscritas, observamos também uma boa participação dos visitantes do parque nas trilhas de avistamentos, além de tudo, os condutores locais  foram capacitados. A ideia é que esse projeto tenha continuidade, abrindo uma nova rota para o Turismo de Natureza”, finaliza.

Lançamento Guia de Aves

Durante o evento, realizado nos dias 16 a 18 deste mês de dezembro, foi lançado o guia de aves do Parna de Sete Cidades. O material tem o intuito de melhorar a experiência do observador de aves no Parque, além de apresentar as 252 espécies já registradas no local. Na oportunidade, também foram produzidos folhetos, em formato de guia rápido, contendo informações sobre a observação com 92 espécies.

Publicidade

MAIS LIDAS

Copyright - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905