Connect with us
Banner Doação

Coronavírus

Casos de Covid subiram quase 300% em Teresina

Publicado

em

Na semana de 06 a 12 de novembro de 2022, Teresina apresentou um aumento de 288% nos casos confirmados de covid-19. Os dados são do último boletim do Centro de Operações Emergenciais (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que faz um alerta para os cuidados com a doença.

Segundo o relatório, Teresina apresentou um aumento de 32% no registro de síndromes gripais. Apesar disso, neste período, foram registradas apenas duas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e nenhum óbito na capital.

Ainda na semana de 6 a 12 de novembro, a demanda por testes do tipo RT-PCR aumentou 15%, com uma positividade de 3,5%. No entanto, mesmo com o aumento da positividade de testes o nível de transmissão (CDC) continua em faixa verde, ou seja, baixo.

Diante desta situação, o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, alerta a população para que tomem todas as doses da vacina contra a covid-19. “Devemos continuar vacinando as pessoas que ainda não têm o esquema vacinal completo. Apesar de já termos mais de 98% da população adulta vacinada com primeira e segunda dose, ainda vemos muitas pessoas que não retornaram para receber a terceira e quarta dose”, diz o gestor.

Gilberto Albuquerque alerta ainda para a imunização de crianças pequenas. Teresina iniciou hoje (16) a vacinação dos bebês de 6 meses a menores de três anos com comorbidades, porém foi constatada uma baixa procura no primeiro dia. “Para garantir a vacina, basta acessar o site da FMS. Por isso pedimos que todos os pais com filhos neste grupo façam o agendamento”, reforça.

Coronavírus

Teresina reorganiza a rede e direciona 20 leitos para atendimento exclusivo de covid

Publicado

em

Diante do aumento de casos de covid-19 em Teresina e consequente aumento de internações, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está reorganizando o serviço para ampliar a oferta de leitos exclusivos para a doença na capital. A partir desta semana, o Hospital Mariano Castelo Branco passa a contar com uma ala dedicada à doença, composta por 20 leitos.

Como explica o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, a ação vem para atender a demanda crescente por leitos em decorrência da covid em Teresina.

“Isso nós já havíamos percebido no momento que aumentou a procura para tratamento de síndrome gripal. Com isso aumentou o número de testes positivos e também a necessidade de internação para alguns pacientes”, esclarece. “Para isso nós já separamos parte do Hospital Mariano Castelo Branco, com equipe já treinada, ambiente isolado e pronto para receber parte dos pacientes que estão internados em outras unidades hospitalares”, disse o gestor, que não descarta novos aumentos no quantitativo de leitos caso surja a necessidade.

Diante deste cenário, Gilberto Albuquerque pede à população que tome todas as medidas necessárias para evitar a doença. “Teresina está seguindo o decreto estadual que tornou obrigatório novamente o uso de máscaras em ambientes fechados. Além disso, devemos estar atentos à higienização das mãos e especialmente a vacina”. Ele lembra ainda que o número de pessoas imunizadas com as doses de reforço (3ª e 4ª doses) está aquém do esperado e reforça o pedido para que os teresinenses atualizem seu esquema vacinal.

Continue Lendo

Coronavírus

Defensoria Pública determina uso de máscara nas dependências

Publicado

em

A Defensoria Pública do Estado do Piauí voltou a adotar o uso de máscara de proteção facial nas dependências da Instituição em todo o Estado, como prevenção à Covid-19. A medida consta na Portaria Conjunta GDPG/CG Nº 016, datada de 29 de novembro de 2022, assinada pelo defensor público geral, Erisvaldo Marques dos Reis, e pelo corregedor-geral, defensor público Francisco de Jesus Barbosa.

Ao determinar o uso da máscara foram considerados o Boletim nº 26, de 25 de novembro de 2022, do Comitê Científico Nordeste, que alerta que a Pandemia não terminou e recomenda a renovação de medidas restritivas contra a Covid-19 e campanhas para vacinação, concluindo pelo alto risco pandêmico epidêmico em todos os estados da região Nordeste; assim como as recomendações do Comitê de Operações Emergenciais (COE/PI), em reunião do último dia 23.

Considera ainda o Decreto nº 21.644, de 28 de novembro de 2022, da Governadora do Estado do Piauí, Regina Sousa, que torna obrigatória em todo o Estado do Piauí o uso de máscaras em espaços fechados, públicos ou privados.

“Devido ao crescente número de casos de Covid-19 registrados nos últimos dias, assim como os posicionamentos do Comitê Científico Nordeste e do COE/PI, resolvemos adotar novamente o uso de máscaras de proteção facial nas dependências da Defensoria Pública em todo o Estado. Nosso objetivo é,mais uma vez, resguardar a saúde das pessoas, tanto daquelas que compõem os quadros da Defensoria, como do público assistido pela instituição, evitando a propagação da doença. Contamos com a colaboração de todas e todos nesse enfrentamento”, afirma o defensor público geral do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis.

Continue Lendo

Coronavírus

Não tire a máscara por nada. Covid ‘tá com o diaxo’

Publicado

em

O Governo do Estado publicou, nessa segunda-feira (28), decreto que determina o uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados, públicos e privados, como medida excepcional para o enfrentamento da Covid-19. O Decreto nº 21.644 foi assinado pela governadora Regina Sousa e já está em vigor.

O Estado segue a recomendação do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE/PI) e do boletim do Comitê Científico Nordeste que concluiu pelo alto risco pandêmico epidêmico em todos os estados da região Nordeste. O documento observa que o R(t) cresceu em todos os estados, alcançando valores não observados em toda a pandemia e recomenda renovação de medidas restritivas contra a Covid-19 e campanhas de vacinação.

Conforme o decreto estadual, permanece obrigatório o uso de máscaras nos seguintes espaços: unidades/consultórios/estabelecimentos assistenciais de atendimento à saúde, públicos ou privados, ambulatorial ou internação (trabalhadores, pacientes/usuários, acompanhantes e visitantes); transportes coletivos, públicos ou privados, rodoviário ou ferroviário (trabalhadores e passageiros/usuários), assim como táxis e transportes por aplicativos.

Permanece facultativo o uso de máscaras em espaços abertos e semiabertos, com exceção de idosos e imunossuprimidos, para os quais o uso de máscaras permanece obrigatório em qualquer espaço.

Continue Lendo
Publicidade

MAIS LIDAS

Copyright - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905