Connect with us
Banner Doação

Coronavírus

Município do Maranhão é o primeiro do Brasil a vacinar toda a população

Publicado

em

Com 22 mil 112 habitantes, o município de Alcântara, no Maranhão, conseguiu atingir nesta quarta-feira (16/06) cem por cento da população adulta vacinada com a primeira dose da vacina contra a Covid.

É o primeiro município do Brasil a imunizar toda a população com a primeira dose. O governador do Estado, Flávio Dino, comemorou com uma postagem em sua rede social, enaltecendo as estratégias de vacinação como, por exemplo, o arraiá da vacina, realizado na maioria dos municípios maranhenses.

Alcântara é um município com grande presença de comunidades quilombolas (204 comunidades quilombolas no total), onde residem 3 mil famílias.

Coronavírus

Casos de Covid estão só aumentando em Teresina

Publicado

em

O Painel Situacional da 48ª Semana Epidemiológica (SE) no período de 24/11 a 03/12 de 2022, do Centro de Operações Emergenciais (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS), aponta um aumento de 74% de casos confirmados de Covid-19 em Teresina. O número subiu de 943 para 1.637 casos entre a 47ª SE e a 48ª SE e saiu da faixa verde (baixo risco) para a faixa amarela (médio risco).

A demanda por RT-PCR aumentou em 33% e o nível de positividade dos testes aumentou 44%. As hospitalizações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) tiveram aumento de 65% (subiu de 17 para 28 internações) e o R0 está em 1,0.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, explica que esses índices de aumento eram esperados. “São dados que estão no mesmo nível nacional com o crescimento de notificação de casos positivos. Já adequamos a rede hospitalar com o Hospital Mariano Castelo Branco, na Santa Maria da Codipi, para os casos de internação e abertura de leitos específicos para pacientes do trauma com Covid e as UBS estão realizando os testes. Também já retornamos com dois drive thru nos terminais de integração do Buenos Aires e Parque Piauí e continua o atendimento com vacina no Teresina Shopping e nas UBS”, afirma.

A FMS alerta para a necessidade de medidas preventivas como o uso de máscara, lavagem e higienização das mãos com álcool e evitar aglomerações, principalmente para as pessoas com comorbidades.

Continue Lendo

Coronavírus

Com o povo vacinado, Covid virou gripezinha. Só de 5 a 10 dias afastado

Publicado

em

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) orienta sobre afastamentos em casos de pessoas com Covid, conforme a Nota Técnica Nº 14/2022, do Ministério da Saúde. O afastamento pode ser de 5, 7 ou 10 dias de acordo com as condições clínicas do paciente.

Considera-se dia zero (0) o dia do início dos sintomas da doença, e o dia 1 é o primeiro dia completo após o início dos sintomas (24 horas). De acordo com a nota técnica, o isolamento se faz necessário quando a pessoa apresentar, pelo menos, dois dos seguintes sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos.

O isolamento do doente é por 7 dias para as pessoas com quadro de síndrome gripal (SG) leve com confirmação para covid-19 por exames, ou que ainda não coletaram amostra biológica para investigação. O isolamento domiciliar é imediato e poderá ser suspenso no 7º dia completo do início dos sintomas se estiver sem febre e sem o uso de medicamentos antitérmicos há pelo menos 24 horas e sem sintomas respiratórios. A pessoa deve usar máscara por 10 dias.

A duração do isolamento cai para 5 dias para as pessoas que realizaram testagem em serviço de saúde e que no 5º dia completo do início dos sintomas apresentarem resultado de teste de biologia molecular não detectável ou não reagente para TR-Ag e que permaneça sem febre, sem o uso de medicamentos antitérmicos há pelo menos 24 horas e com diminuição dos sintomas respiratórios.

O afastamento deve ser prorrogado para 10 dias se a pessoa permanecer sem melhora dos sintomas respiratórios ou tiver febre até o 7º dia após o início dos sintomas ou se apresentar novo exame positivo para SARS-CoV-2, realizado a partir do 5º dia do início dos sintomas.

Os casos assintomáticos confirmados em laboratório para covid-19 devem iniciar o isolamento respiratório domiciliar imediatamente e poderá ser suspenso no 7º dia completo, após a data da coleta da amostra, sem a necessidade de realizar novo teste, desde que permaneçam assintomáticos durante todo o período.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, explica que a necessidade de afastamento é uma medida de saúde pública. “Visa proteger a população e evitar a disseminação de doenças contagiosas, como a Covid. Também é essencial o uso de máscara facial e a lavagem das mãos”, orienta.

Continue Lendo

Coronavírus

Teresina reorganiza a rede e direciona 20 leitos para atendimento exclusivo de covid

Publicado

em

Diante do aumento de casos de covid-19 em Teresina e consequente aumento de internações, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está reorganizando o serviço para ampliar a oferta de leitos exclusivos para a doença na capital. A partir desta semana, o Hospital Mariano Castelo Branco passa a contar com uma ala dedicada à doença, composta por 20 leitos.

Como explica o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, a ação vem para atender a demanda crescente por leitos em decorrência da covid em Teresina.

“Isso nós já havíamos percebido no momento que aumentou a procura para tratamento de síndrome gripal. Com isso aumentou o número de testes positivos e também a necessidade de internação para alguns pacientes”, esclarece. “Para isso nós já separamos parte do Hospital Mariano Castelo Branco, com equipe já treinada, ambiente isolado e pronto para receber parte dos pacientes que estão internados em outras unidades hospitalares”, disse o gestor, que não descarta novos aumentos no quantitativo de leitos caso surja a necessidade.

Diante deste cenário, Gilberto Albuquerque pede à população que tome todas as medidas necessárias para evitar a doença. “Teresina está seguindo o decreto estadual que tornou obrigatório novamente o uso de máscaras em ambientes fechados. Além disso, devemos estar atentos à higienização das mãos e especialmente a vacina”. Ele lembra ainda que o número de pessoas imunizadas com as doses de reforço (3ª e 4ª doses) está aquém do esperado e reforça o pedido para que os teresinenses atualizem seu esquema vacinal.

Continue Lendo
Publicidade

MAIS LIDAS

Copyright - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905