Connect with us
Banner Doação

Coronavírus

No Piauí “um montão” de gente não quis tomar nem a primeira dose da vacina da Covid

Publicado

em

De acordo com levantamento do Plano Nacional de Imunizações (PNI), 936 mil pessoas não retornaram ao posto para tomar a primeira dose de reforço da vacina contra a Covid-19 no Piauí.

As vacinas recomendadas para as doses de reforço são da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, que podem ser utilizadas para pessoas com 18 anos de idade ou mais. Para os adolescentes entre 12 e 17 anos, preferencialmente deve ser utilizada a vacina Pfizer. Caso não esteja disponível, pode ser utilizada a vacina CoronaVac na dose de reforço.

As vacinas são seguras e estimulam o sistema imunológico a proteger a pessoa contra doenças transmissíveis.Os imunizantes estão disponíveis nos mais de 38 mil postos de vacinação em todo Brasil

Ontem, em entrevista ao Jornal do Piauí, o presidente da Fundação Municipal de Saúde(FMS), Gilberto Albuquerque, fez um alerta à população sobre a necessidade de atualizar a caderneta de vacinação. 

“Lembrar que a imunidade requer a 3ª e 4ª doses. Provavelmente, chegaremos à 5ª dose. Nós pedimos aos adultos: compareçam para tomar suas doses complementares e assim nós teremos adultos protegidos. Os adolescentes ainda estamos acima de 80%, mas ainda tem uma quantidade de adolescentes que precisa ser vacinada”, diz o presidente da FMS. 

Atualmente, as doses contra a Covid-19 estão disponíveis em 30 UBSs. Já as demais vacinas contra os mais variados tipos de doença podem ser encontradas em uma das 90 UBSs espalhadas pela cidade.

Texto: Natanael Souza / Cidade Verde

Coronavírus

Aberto agendamento de vacina da Covid para crianças de 6 meses em Teresina

Publicado

em

Nesta sexta-feira (25/11/2022), às 17h, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) abriu novas vagas de agendamento para vacinação contra a covid destinada a crianças entre 6 meses e menores de três anos de idade (2 anos, 11 meses e 29 dias) sem comorbidades. Para ter acesso, basta acessar o site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/.

“Abrimos a vacinação para crianças sem comorbidades também devido a baixa procura do público com comorbidade. Por isso vamos ampliar a abrir agora para os sem comorbidades”, explica Gilberto Albuquerque, presidente da FMS. Ele faz um apelo para que pais e responsáveis não deixem de imunizar os pequenos, diante do aumento de casos de covid-19 constatado nos últimos dias.

Os pequenos serão imunizados com a vacina Pfizer infantil, em um esquema que contempla três doses. As duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose.

No momento da vacinação, as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e apresentar os seguintes documentos: CPF ou Cartão do SUS, Cartão de Vacina.

Continue Lendo

Coronavírus

Casos de Covid subiram quase 300% em Teresina

Publicado

em

Na semana de 06 a 12 de novembro de 2022, Teresina apresentou um aumento de 288% nos casos confirmados de covid-19. Os dados são do último boletim do Centro de Operações Emergenciais (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que faz um alerta para os cuidados com a doença.

Segundo o relatório, Teresina apresentou um aumento de 32% no registro de síndromes gripais. Apesar disso, neste período, foram registradas apenas duas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e nenhum óbito na capital.

Ainda na semana de 6 a 12 de novembro, a demanda por testes do tipo RT-PCR aumentou 15%, com uma positividade de 3,5%. No entanto, mesmo com o aumento da positividade de testes o nível de transmissão (CDC) continua em faixa verde, ou seja, baixo.

Diante desta situação, o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, alerta a população para que tomem todas as doses da vacina contra a covid-19. “Devemos continuar vacinando as pessoas que ainda não têm o esquema vacinal completo. Apesar de já termos mais de 98% da população adulta vacinada com primeira e segunda dose, ainda vemos muitas pessoas que não retornaram para receber a terceira e quarta dose”, diz o gestor.

Gilberto Albuquerque alerta ainda para a imunização de crianças pequenas. Teresina iniciou hoje (16) a vacinação dos bebês de 6 meses a menores de três anos com comorbidades, porém foi constatada uma baixa procura no primeiro dia. “Para garantir a vacina, basta acessar o site da FMS. Por isso pedimos que todos os pais com filhos neste grupo façam o agendamento”, reforça.

Continue Lendo

Coronavírus

Município do Maranhão é o primeiro do Brasil a vacinar toda a população

Publicado

em

Com 22 mil 112 habitantes, o município de Alcântara, no Maranhão, conseguiu atingir nesta quarta-feira (16/06) cem por cento da população adulta vacinada com a primeira dose da vacina contra a Covid.

É o primeiro município do Brasil a imunizar toda a população com a primeira dose. O governador do Estado, Flávio Dino, comemorou com uma postagem em sua rede social, enaltecendo as estratégias de vacinação como, por exemplo, o arraiá da vacina, realizado na maioria dos municípios maranhenses.

Alcântara é um município com grande presença de comunidades quilombolas (204 comunidades quilombolas no total), onde residem 3 mil famílias.

Continue Lendo
Publicidade

MAIS LIDAS

Copyright - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905