Siga, Curta, Compartilhe:

Polícia

Presos estão aprendendo a trabalhar de operário no Piauí

Publicado

em

Na Colônia Agrícola Penal Major César Oliveira, 64 internos iniciaram o Curso de Operário da Construção Civil – Pedreiro de Alvenaria, por meio de uma parceria da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc).

A capacitação ocorre em um ônibus estacionado na unidade penal que disponibiliza aos alunos aulas práticas e teóricas pelo Projeto de Qualificação Social e Profissional. Com esse curso, o interno estará habilitado a exercer a profissão de pedreiro, promovendo, assim, sua ressocialização com educação e trabalho.

“Cada interno vai sair daqui com a cabeça erguida para a sociedade e o mercado de trabalho, com certificado em mãos. Depende de cada um ter interesse de aprender, para sair e conseguir um trabalho digno. Esse curso é básico, mas ele é muito prático, eles aprendem a construir do alicerce ao teto”, afirma o instrutor do curso José Luís.

De acordo com o gerente adjunto da Penitenciária Major César, Reginaldo Ribeiro, a procura pelo curso foi grande, por isso foi solicitado a realização de uma segunda turma. “Este ano já o terceiro curso na área da construção civil oferecido e não resta dúvida que vai qualificar o interno e preparar eles para sairem daqui e continuarem sua vida de forma lícita”, destaca o gerente.

O interno e aluno do curso Odaildo Araújo já trabalhou como pedreiro, porém não teve a oportunidade de ter um certificado. “Eu estou ganhando a remissão, a experiência e o certificado com mais 60 detentos. É gratificante essa oportunidade da Secretaria da Justiça e do Governo do Estado de ressocialização, para conseguir ter uma vida normal quando eu sair daqui”, relata o aluno.

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905