Siga, Curta, Compartilhe:

Polícia

Polícia de Chico Lucas tira 1,1 mil de circulação e ‘enche’ os presídios

Publicado

em

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí já mandou, de janeiro (2023) ao dia 05 de setembro (terça-feira passada), exatos 1.100 (mil e cem) novos detentos ao sistema prisional do Estado, incluindo os que são monitorados através de tornozeleira eletrônica. O presidente do Sindicato dos Policiais Penais, Vilobaldo Carvalho, está assustado com o tamanho da população carcerária.

Nesta sexta-feira (08/09/2023), o sistema prisional do Piauí (17 unidades físicas) conta com 6.846 detentos, incluindo os 803 do Monitoramento Eletrônico. Para ‘acolher’ todos os reclusos, o secretário de Justiça, coronel Carlos Augusto, já mandou até aumentar mais uma cama na beliche dos presos (agora são três camas em cada beliche).

Governo firme nos presídios

Na próxima quarta-feira (13/09), o governador do Piauí, Rafael Fonteles, vai realizar a maior promoção já vista no Estado aos policiais penais. Existe a expectativa de que ele também anuncie a realização de um concurso público para a categoria.

Já na gestão de Rafael Fonteles foram feitas reformas na Major César de Oliveira, presídios de Picos, Floriano e está em obras a Casa de Detenção em Buriti dos Lopes.

Viaturas novas deverão ser entregues nos próximos dias para todo o sistema prisional do Estado.

Nas polícias Militar (ostensiva) e Civil (judiciária), bem como no Corpo de Bombeiros, o Governo do Estado também tem atuado firme na valorização profissional e estrutura de trabalho.

Com isso, o secretário de Segurança, Chico Lucas, e as ações conjuntas das forças de segurança do Piauí, já colhem índices que chegam a 45,14% na redução número de homicídios (CLIQUE AQUI E LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO)

O trabalho de qualificar os reclusos para o mercado de trabalho vem sendo de forma arrojada. No mês de agosto de 2023, a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), por meio da sua Gerência de Educação, inscreveu 1.973 reeducandos para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) de 2023. Os números contemplam internos de todas as 17 unidades penais do Estado. As provas irão ocorrer nos dias 17 e 18 de outubro.

Os presos também têm a opção de trabalhar internamente em algumas atividades para redimir os dias de penas (CLIQUE AQUI E LEIA SOBRE O ASSUNTO).

VÍDEO. Vilobaldo, do Sinpoljuspi

Foto: Francisco Leal

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905