Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Pacientes são beneficiados com transplantes de rins no HGV

Publicado

em

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, nesta sexta-feira (09/06/2023), dois transplantes renais beneficiando pessoas que aguardavam na fila de espera do Piauí. Os transplantes foram possíveis devido à doação autorizada pela família de um paciente. A captação ocorreu, nessa quinta-feira (8), também no HGV.

Além dos rins, também foram captados pela equipe do HGV o fígado, que foi enviado para Brasília, e as córneas, que irão beneficiar pessoas do próprio estado.

As ações são realizadas por meio da Central de Transplantes do Estado, Organização de Procura de Órgão e Tecidos (OPO), Banco de Tecidos Oculares (BTOC) do HGV e Centro Cirúrgico.

“O HGV segue atendendo à população com serviços de alta complexidade e, neste momento, quando realiza estes transplantes, dá uma nova vida para os pacientes que aguardavam na fila”, afirma o superintendente de Média e Alta Complexidade, Dirceu Campelo.

A equipe de captação do Hospital Getúlio Vargas possui três cirurgiões captadores de múltiplos órgãos, seis enfermeiros perfusionista de órgãos para transplante, atuando 24 horas. A unidade de saúde possui a única equipe credenciada do Piauí para captação e perfusão de órgãos.

Fonte: Ascom / Repórteres: Solinan Barbosa e Fátima Oliveira

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905