Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

NO PIAUÍ. Gasolina fica 2,2% mais barata com nova regra do ICMS

Publicado

em

Com a nova nova regra de tributação do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), anunciada pela Petrobrás, e que passa a valer a partir desta quinta-feira (101/06/2023), a gasolina vai ficar 2,2% mais barata no Piauí, de acordo com números da Leggio Consultoria. Com alíquota fixa de R$1,22 por litro, o estado terá a maior redução de preço do país.

O Piauí é um dos três estados onde foi identificada esta redução, assim como o Amazonas (-0,2%) e Alagoas (-0,6%). Os números apresentados também mostram que boa parte do país vai viver a situação inversa: combustível mais caro.

Pelo menos nove estados terão um reajuste de 5% ou mais para o litro do combustível. O campeão, Mato Grosso do Sul, verá as bombas com um valor até 5,8% mais caro.

Antes da nova regra, o imposto era calculado por porcentagem. No Brasil, a prática era individual a cada estado com uma variação entre 17% a 23% do preço final. 

A média atual de cobrança em nível nacional era R$1,059, como apontam dados do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), um valor abaixo da média estabelecida pela Petrobrás.

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905