Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Biblioteca Móvel chega a Timon unindo tecnologia e conhecimento

Publicado

em

Com acervo bibliográfico de mais de 4 mil obras, entre títulos físicos e on-line, a Biblioteca Móvel, popularmente conhecida como giroteca, chegou a Timon, Maranhão, com um conceito multimídia e o propósito de incentivar os estudantes à leitura e à curiosidade intelectual.

Inicialmente a prefeitura implantou duas unidades: uma na Escola Municipal Luiz Miguel Budaruiche e outra na Escola Municipal Duque de Caxias. Agora, todos os alunos têm acesso liberado ao espaço, sempre com o auxílio de um monitor capacitado.

Além das obras bibliográficas, cada unidade da Giroteca conta com 40 tablets, quatro computadores desktops, um projetor, uma impressora multifuncional, uma mesa tecnológica com quatro estações de trabalho remoto e uma Smart TV 32”, tudo conectado com a internet. Foram mais de 800 mil reais investidos com recursos próprios da Prefeitura de Timon.

“Vai ajudar bastante, pela facilidade com que a gente se conecta, pela internet. Aqui eles sempre deixam a gente pegar os livros, falam que a gente pode usar a biblioteca à vontade. Tem os tablets, também, que a gente encontra várias obras, então a escola ajuda bastante em relação a isso. A leitura é muito importante na vida do estudante, e eu vou usar bastante pra passar nos testes das escolas técnicas. Também vou ler pra ter um lazer, pra me divertir no mundo dos livros.”, disse Ana Luisa, aluna da Escola Duque de Caxias.

Segundo o Secretário de Educação, Samuel Rodrigues, uma das estratégias pedagógicas da gestão tem sido focar no aprimoramento da leitura dos estudantes timonenses. Por isso, a prefeitura tem investido em programas e implantando ou reformando bibliotecas e salas de leituras em várias instituições.

“A leitura é o primeiro passo para que o aluno consiga aprender os outros componentes curriculares. A partir do momento em que o aluno começa a ler fluentemente, ele consegue compreender melhor os conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática, por exemplo. É por isso que a Prefeita tem investido, primeiramente, em programas de alfabetização, como o ‘Timon, Tempo de Ler”, e somando a isso, investe também na estrutura dessas bibliotecas que ajudam o aluno a desenvolver o hábito e o gosto pela leitura.”, completou o secretário.

Fonte: Ascom

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905