Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Rafael inaugura aeródromo de Valença e anuncia 5 escolas de tempo integral

Publicado

em

O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta terça-feira (21/03/2023), a reforma da pista de pouso e decolagem do aeródromo de Valença, com 1.000 metros de comprimento por 20 metros de largura, e custo total de R$ 2.383,578,49. Na oportunidade, o gestor anunciou que, nesta semana, vai entregar também as pistas de pouso dos aeródromos de Castelo do Piauí e Cocal. A meta, segundo o chefe do Executivo estadual, é entregar, até o fim do ano, um total de 29 novas pistas e novos aeródromos, alguns, inclusive, com balizamento noturno.

Para o governador, a obra em Valença é parte do projeto de Governo do Estado de fortalecer a aviação regional até ao fim deste ano. “Temos obras de aviação de Cajueiro da Praia a Corrente, sendo que 11 das 29 pistas a serem inauguradas terão balizamento noturno. Portanto, poderá contar com serviço noturno do Samu aéreo para salvar mais vidas, vai fortalecer o turismo e também atrair investidores para que eles possam chegar e decidir por investir em cada um dos territórios de nosso estado”, disse Rafael.

Segundo Fonteles, a aviação regional é cada vez mais importante dentro da estratégia estadual de desenvolvimento econômico e social. “Portanto, Valença, como importante cidade do Vale do Sambito, não poderia ficar de fora desses investimentos”, disse o gestor.

O gestor da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), Jonas Moura, disse que o órgão está cumprindo a meta de construir 29 pistas de pouso e decolagem no estado. “Valença tem uma importância por agregar todo o Vale do Sambito e vamos continuar trabalhando para atrair investidores, reduzir as distâncias e trazer mais segurança para nossa população nas áreas de saúde e de educação. Estamos focados para entregar essas obras até o fim do ano”, explicou o secretário.

Vale do Sambito terá mais cinco escolas de tempo integral

Ainda em Valença, o governador visitou as obras de reforma e ampliação da 7ª Gerência Regional de Educação (GRE), que atende municípios da região. Na ocasião, Rafael declarou que o Vale do Sambito receberá, ainda este ano, mais cinco escolas de tempo integral.

“É muito importante fortalecermos essa política do aluno permanecer mais horas estudando e ainda fazendo, de forma integrada, um curso técnico, como o de tecnologia da informação”, disse o governador, enfatizando que o Piauí sairá de 96 escolas de tempo integral para 200, ou seja, 40% de toda a rede, das matrículas em ensino médio serão na modalidade de tempo integral.

A professora Kátia Leite, gerente da 7ª GRE, declarou que a maior procura, atualmente, é por vaga em escola de tempo integral. “Hoje, temos apenas o Ceti Maria Antonieta, com mais de 500 alunos e a procura é muito grande. Portanto, fiquei feliz em ver que não só Valença, mas as outras cidades que compõem a nossa jurisdição serão contempladas”, disse a gestora.

Leonardo Nogueira, secretário-geral da Assembleia Legislativa do Piauí, disse que todas as ações implementadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em Valença são muito animadoras. “Temos, na cidade, quatro escolas estaduais que passaram por reforma, uma foi climatizada agora e outra recebeu uma subestação para, também, ser climatizada. Temos uma obra imensa na gerência da 7ª GRE, com ampliação que inclui auditório e dormitórios”, disse a liderança da região.

Fonte: CCom

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905