Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Plano Piauí 2030 propõe ações de combate a mudanças climáticas

Publicado

em

O Piauí é o primeiro estado brasileiro a construir um plano de desenvolvimento alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Elaborado pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), o Plano Piauí 2030 aborda quatro eixos primordiais, com destaque para o meio ambiente, uma pauta da agenda mundial, diretamente ligada à qualidade de vida das pessoas.

De acordo com o último boletim da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (Cepro), mais de 40% dos piauienses ainda vivem em condições de vulnerabilidade em domicílios urbanos. O impacto das chuvas nos mais diversos territórios do Piauí é uma problemática que o governo estadual tem combatido junto ao povo piauiense. Uma precipitação fora da média é capaz de afetar comunidades inteiras, provocando transtornos que vão desde a limitação de acesso às moradias até o aparecimento de avarias estruturais nas residências, capazes de representar risco à integridade física dos moradores.

Chuvas, exageradamente acima dos índices históricos, são apenas um dos muitos exemplos de como as mudanças climáticas afetam, na prática, o cotidiano do cidadão. Hoje (16), quando se celebra o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, a Seplan lança uma proposta de reflexão para envolver a população no sentimento de que a preservação do meio ambiente é responsabilidade de todos.

No eixo relacionado ao meio ambiente e enfrentamento às mudanças climáticas, o Plano Piauí 2030 propõe ações como reduzir o consumo de plástico, economizar energia e água e utilizar transportes sustentáveis. Todas as secretarias do governo são convocadas a participar da execução do plano. A população é convidada a contribuir.

Sobre o Plano Piauí 2030

O Plano foi elaborado pela Seplan e envolve não apenas o poder público, mas todos os segmentos da sociedade, como o setor privado, movimentos sociais e cada cidadão que, direta ou indiretamente, contribuem para a construção de um futuro melhor para as próximas gerações, enfrentando os desafios para promoção de um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável.

O documento é composto por quatro eixos primordiais para o desenvolvimento do Piauí até o ano de 2030, sendo eles: meio ambiente e enfrentamento às mudanças climáticas; trabalho, emprego e renda; redução das desigualdades e infraestrutura para o desenvolvimento.

Fonte: CCom

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905