Connect with us
Banner Doação

Geral

Piauí acumula 264.327 empresas ativas em 2022

Publicado

em

Em 2022, o Piauí acumulou 264.327 empresas ativas, segundo balanço da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi). No ano passado, a Junta Comercial registrou a abertura de 7.901 novas empresas em todo o Estado. Por outro lado, foram fechadas 3.772 empresas. Apesar disso, o saldo entre abertura e fechamento de empresas no Piauí segue positivo.

A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, avalia que um dos motivos para o saldo positivo de novos empreendimentos é resultado da simplificação do registro de empresas. “Ano passado implementamos o balcão único de empresas que reduziu de cinco para uma as etapa do processo de registro de empresas no sistema on-line Piauí Digital. Também foi disponibilizada a assinatura digital avançada da conta Gov.br, que é gratuita e reduziu o custo com a certificação digital do empreendedor”, explica.

Para 2023, a Junta Comercial pretende trabalhar com os municípios para atrair novos empreendimentos e melhorar o licenciamento dos negócios. “Nosso objetivo é trabalhar com os prefeitos e os secretários de desenvolvimento para mapear a vocação dos municípios e criar políticas públicas para incentivar a formalização de negócios e atrair novas empresas”, afirma Alzenir Porto.

De acordo com o levantamento da Jucepi, a abertura de empresas está concentrada na capital. O município de Teresina sedia quase metade das novas empresas (3.664), seguida por Parnaíba (414), Picos (307), Floriano (239) e Bom Jesus (146).

Analisando os dados de 2022, observa-se que 62,42% das empresas abertas são do tipo jurídico sociedade empresária limitada. “Houve um crescimento significativo de sociedades limitadas desde a extinção da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli), pela lei nº 14.195 de 2021. E em segundo lugar ficou o empresário individual que é um tipo jurídico mais simples e é comum para iniciar um negócio”, explica Alzenir Porto.

Com relação ao porte das empresas, 80,59% são enquadradas como microempresas (ME); 12,59% empresas de pequeno porte e 6,82% demais empresas não enquadradas no Simples Nacional.

Segundo o levantamento da Jucepi, as atividades econômicas que mais registraram empresas foram: comércio (3.464); saúde humana e serviços sociais (889); atividades profissionais, científicas e técnicas (629); construção (412); e atividades administrativas e serviços (392).

Na Jucepi, o processo de abertura de empresa é 100% on-line. Pelo site (www.piauidigital.pi.gov.br), o empreendedor tem desde a abertura, alteração e baixa da empresa, até certidões, cópias de documentos, escrituração de livros contábeis, licenciamentos, além de outros serviços da Junta Comercial, tudo disponível pela internet.

Publicidade

MAIS LIDAS

Copyright - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905