Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Mutirão de atendimentos do Ceir acontece neste sábado

Publicado

em

Neste sábado (5), o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), administrado pela Associação Reabilitar, realiza mais um Mutirão de Atendimentos, voltado à prescrição de cadeiras de rodas, avaliações nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiólogia e Musicoterapia, bem como das clínicas de Deficiência Intelectual (DI), Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down.

A ação terá início às 8h e encerramento às 12h, com previsão de realizar 223 atendimentos, sendo 157 na Reabilitação e Habilitação Física (RHF) e 66 na Reabilitação e Habilitação Intelectual (RHI). Ao todo, serão 41 profissionais envolvidos, sendo 25 das áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Musicoterapia; além de 16 terapeutas da RHI.

A equipe do Ceir já entrou em contato com os pacientes que serão atendidos, neste sábado, e eles devem comparecer ao Centro no horário agendado. O objetivo do Mutirão, segundo o gerente de Reabilitação e Habilitação Física do Ceir (RHF), Leonardo Vinícius, é dar agilidade aos atendimentos dos pacientes que aguardam na fila para avaliação, bem como para a prescrição de cadeiras de rodas, otimizando o processo de reabilitação.

“Na área de RHF, serão atendidos os pacientes acometidos por patologias como AVC, lesão medular, paralisia cerebral, traumatismo cranioencelofático (TCE), dentre outras patologias que são contempladas pela reabilitação do Ceir. Após o Mutirão, o Ceir irá acompanhar, como é de praxe, o desenvolvimento dos planos terapêuticos de cada paciente da entidade, bem como a entrega posterior das cadeiras de rodas que serão prescritas”, explica o gestor.

A gerente de RHI, Maria Andréia da Nóbrega, destaca a importância da atividade. “Neste ano, realizamos um mutirão no primeiro semestre, em junho, quando fizemos 134 atendimentos. A expectativa agora é que sejam atendidos mais pacientes. Na RHI, também daremos orientações para utilização quanto ao processo de reabilitação no Ceir”, frisa.

Saiba como ter acesso aos serviços do Ceir:

O Ceir é um projeto administrado pela Associação Reabilitar, em parceria com o Governo do Piauí, por meio da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi). Todos os atendimentos são por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e gratuitos à população.

Para ter acesso aos serviços de reabilitação física, intelectual, auditiva e pós-Covid do Ceir, é necessário:

1- Procurar a Unidade de Saúde mais próxima e fazer uma consulta com um médico do PSF ou credenciado pelo SUS e solicitar o preenchimento da guia de marcação de consultas do SUS;

2- Anexar a solicitação do médico às cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde) e comprovante de residência com CEP;

3- Procurar o setor de marcação de consultas online do SUS no Posto de Saúde ou na Secretaria da Saúde do seu município, entregar a guia de marcação de consultas e as cópias dos documentos anexados, além de fornecer, pelo menos, um número de telefone para contato;

4 – Preenchimento do formulário com informações sobre agendamento do procedimento pelo operador de marcação;

5 – Havendo vagas, o sistema irá informar o profissional, dia e horário da triagem no Ceir. Não existindo vaga disponível, o operador entregará um informativo com o número de regulação e o usuário poderá acompanhar sua solicitação pelo site: http://sus.teresina.pi.gov.br/confirmacao-de-consulta/. Caso o atendimento não seja agendado em um prazo de até três meses, o usuário deverá comparecer ao posto de saúde ou à Secretaria da Saúde do seu município para solicitar a revalidação.

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905