Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Emater-PI implantará campo irrigado para a produção e agroindústria de mandioca no Quilombo Mimbó

Publicado

em

Localizada na zona rural de Amarante, a 160 quilômetros de Teresina, a comunidade  Quilombola do Mimbó tem sido, por mais de 200 anos, sinônimo de luta e resistência de um povo que carrega na pele as marcas de sua herança.

Um dos mais antigos do Brasil, o Quilombo do Mimbó possui 600 pessoas e foi formado inicialmente por escravos fugitivos da região de Oeiras, ainda no século XIX.

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater) está presente no Mimbó através da atuação dos seus técnicos, que prestam assistência e elaboram projetos para os quilombolas, que têm na agricultura familiar uma de suas principais atividades.

Nessa quinta-feira (12), o diretor-geral do instituto, Francisco Guedes, esteve no quilombo para conversar com os quilombolas, ouvir as demandas e anunciar melhorias para a comunidade.

Por meio da atuação dos deputados estaduais Franzé Silva e Francisco Costa, da Frente Parlamentar em Apoio à Agricultura Familiar, o Emater-PI irá implantar um campo irrigado para o cultivo de mandioca, com uma unidade de beneficiamento e comercialização dos produtos oriundos da cultura.

Além disso, estão previstas adequações de acesso ao mirante e à Caverna do Quilombo Mimbó, bem como a elaboração de um projeto de lei para criação do Parque Ambiental Estadual no Quilombo Mimbó.

“Estamos juntando o Emater com a Obra Kolping, a vice-governadora Regina Souza, e a Frente Parlamentar Estadual em Apoio à Agricultura Familiar, em prol da geração de emprego e renda para as famílias agricultoras aqui do Mimbó, com turismo, com o parque ambiental e a urbanização do mirante para gerar renda às famílias agricultoras da comunidade”, destacou o diretor-geral do instituto.

Ramon Paixão, jovem morador do quilombo, comemorou a iniciativa e destacou a importância das ações previstas para a comunidade. “A urbanização vai melhorar o acesso ao mirante, que ainda é difícil, e vai gerar emprego e renda aqui para as famílias do Mimbó”, afirmou Ramon Paixão.

Os moradores do quilombo irão se reunir na próxima semana para definir os pontos prioritários para o início do processo de implantação do campo irrigado, que será executado pelo Emater-PI.

Acompanharam o diretor-geral na visita, o diretor de Convivência com o Semiárido, Antônio José Sales e o técnico do instituto que atua no quilombo, Alexandre.

Clique e Comente

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905