Geral
Atenção Básica de Teresina recebe menções honrosas da Organização Pan-Americana da Saúde
Os serviços da atenção básica em Teresina desenvolvidos pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) na Unidade Básica de Saúde João Cirilo, no povoado Boa Hora, zona rural, receberam três menções honrosas e um prêmio na última sexta-feira, 16, em Brasília. São trabalhos reconhecidos como de excelência pela iniciativa “APS Forte no SUS – no combate à pandemia de Covid-19”. O Prêmio APS Forte 2020 teve 1.670 experiências inscritas por profissionais do SUS de todo o Brasil.
Uma das menções honrosas foi com o trabalho de cobertura vacinal de rotina em tempos de Covid-19 na zona rural de Teresina, desenvolvido pela enfermeira Lívia Maria Mello Viana com outros profissionais. “Durante a pandemia, vacinamos pacientes de todas as idades. Nós conseguimos durante o ano realizar a média de 280 vacinas por mês na UBS João Cirilo, na Boa Hora”, explica a enfermeira Lívia Viana. Esse trabalho teve como participantes Lívia Maria Mello Viana (Enfermeira), Maria Laura Monteiro Tajra Castelo Branco (Médica), Antônia Zenaide Sales (Técnica de Enfermagem), e os agentes comunitários de saúde: Antônia Carla de Araújo da Costa, Antônio Alves de Oliveira, Jéssica Francisca de Sousa Andrade, Luzinete Alves dos Santos Costa Maria de Fátima de Sousa Lima.
A vacinação de rotina é um serviço de saúde essencial e a manutenção das coberturas vacinais preconizadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) deve estar entre as prioridades das autoridades de saúde pública. “Junto a essa estratégia permanente, associamos ações de educação em saúde e solicitamos aos agentes de saúde que buscassem as crianças menores de 1 ano com vacinas atrasadas em casa”, explica a enfermeira Lívia Viana.
Outra menção honrosa foi com o trabalho sobre a organização dos serviços de APS para garantir o acesso e o cuidado continuado das pessoas que já são acompanhadas pelas equipes, como usuários com doenças crônicas, idosos e gestantes, e das demais situações e agravos. Também recebeu menção honrosa o trabalho realizado de acompanhamento remoto de contatos intradomiciliares de portadores de covid-19 na zona rural de Teresina. Também recebeu menção honrosa o trabalho desenvolvido pela equipe da UBS Boa Hora sobre a ampliação do acesso ao pré-natal em tempos de covid-19, na zona rural de Teresina.
Para a diretora de Atenção Básica da FMS, Laurimary Caminha, as premiações mostram que uma equipe motivada pode fazer a diferença na vida da comunidade. Teresina conta com 92 Unidades Básicas de Saúde –UBS o que garante a cobertura de 100% da população com relação aos serviços de atenção básica.
-
Geral2 semanas atrás
EXCLUSIVO. Correia Lima tá entre a vida e a morte, jogado no HUT
-
Geral2 meses atrás
Sexta feira 13 de vergonha na PMT: tomaram todos os veículos alugados
-
Polícia6 meses atrás
Estupro de vulnerável dentro da UPA de Timon. Tá demais, governador!
-
Polícia2 meses atrás
Homem surta, PMs são acionados, fazem pouco caso e ele some
-
Política7 meses atrás
Escândalo no Alaríco Pacheco, em Timon. ‘Você veio se tratar indicada por quem?’
-
Polícia5 meses atrás
Turistas morreram na praia por causa de som alto. Já tem 2 presos
-
Polícia3 semanas atrás
Bandido do nudes nas redes sociais é preso no Piauí
-
Política2 meses atrás
PMT ‘trinca’ de vez na 2ª feira. Dr Pessoa não tem mais moral ‘de nada’