Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Não tá morto, não! É o povo sendo treinado para salvar vidas no PI

Publicado

em

Técnicos da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) estiveram, neste sábado (20.04.2024), em José de Freitas (PI), na Barragem do Bezerro, seguindo com o protocolo de segurança da campanha “Banho Seguro”, que entrou em uma nova etapa no município. 

A campanha Banho Seguro é uma iniciativa da Sedec, em parceria com a Secretaria de Turismo do Piauí (Setur), Coordenadoria de Comunicação Social (CCom), Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), Polícia Militar e Sindicato dos Guias de Turismo. O objetivo é reforçar, junto à população, os cuidados e a atenção redobrada durante o banho em rios, lagoas, balneários, cachoeiras e açudes.

O diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, conta que antes de iniciar a capacitação preventiva no município, foi realizada reunião de alinhamento social, em que foram discutidos os pontos principais da campanha junto à comunidade, formadores de opinião e agentes públicos municipais.

“Essa ação entende-se pelo treinamento feito pelo Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI), com sua equipe de mergulhadores, junto aos principais atores envolvidos na campanha do Banho Seguro, como, por exemplo, mergulhadores do município, garçons e empresários do setor comercial que exploram a atividade turística no balneário, pescadores e a comunidade desportista da equipe Iporanga de canoagem. Esses segmentos foram capacitados em técnicas de primeiros socorros, voltadas especificamente para a realidade da Barragem do Bezerro, para coibir os casos de afogamento e atuar preventivamente”, explicou o diretor.

Para o presidente da Iporanga Canoagem, Edvan Carvalho, o treinamento da campanha Banho Seguro foi de suma importância para todos os entes envolvidos, principalmente para a equipe Iporanga Canoagem. “O treinamento nos trouxe mais conhecimento e noções de segurança  e primeiros socorros, para que a gente esteja atento aos riscos sobre as águas. Então, quanto mais conhecimento a gente tiver sobre os possíveis riscos, mais nos enriquece e nos permite maior segurança, para que nós possamos exercer as nossas atividades com tranquilidade e segurança”, ressalta o presidente. 

Na oportunidade, também foi anunciada a fixação das placas de sinalização de segurança da barragem nas áreas de risco e, também, comunicado pela Defesa Civil a parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (Cemaden), que deve instalar no município de José de Freitas uma estação pluviométrica para monitorar as condições de chuvosas na localidade, fortalecendo a linha preventiva de proteção e defesa civil.

Fonte: Ascom

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905