Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Ficando ‘guabis’ na fiscalização de contratos. Governo treina servidores

Publicado

em

A Secretaria de Fazenda do Piauí (Sefaz), por meio da Superintendência da Controladoria-Geral do Estado, promoveu nesta sexta-feira (14/07/2023), a décima turma do Curso Fiscalização de Contratos Administrativos – Uma Abordagem Prática, desta vez contemplando, exclusivamente, fiscais e gestores de contratos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Cerca de 120 pessoas participaram da capacitação, que teve seu alcance ampliado com a transmissão on-line por meio do Canal Educação, para abranger os servidores que atuam em outros municípios piauienses.

A auditora governamental e gerente de Acompanhamento da Gestão e Regularidade Fiscal da CGE, Giovanna Garcia, ministrou o conteúdo, abordando aspectos teóricos e práticos do dia a dia de um fiscal de contrato.

“É com imensa alegria que realizamos a décima turma desse curso. Hoje, exclusivamente, para os profissionais da saúde na modalidade on-line e presencial, onde trocamos conhecimentos e experiência para agregar valor aos nossos fiscais de contratos que são atores tão importantes dentro da administração pública”, destacou a auditora.

Turma na modalidade on-line de diversos municípios piauienses

Durante a capacitação, a diretora da Assistência Farmacêutica da Sesapi, Suelen Fernanda, destacou a prática da fiscalização que ocorre no ato do recebimento de medicamentos.

“Quando os medicamentos são entregues, é importante que os fiscais observem alguns critérios para que a análise seja efetivada com sucesso, como por exemplo: a condição da embalagem, a forma do condicionamento do produto, lote, validade, quantidade, dentre outros tipos de análise que são bem específicas. Isso garante a qualidade e eficiência do medicamento para o paciente”, ressaltou a diretora.

Liliane Pereira, coordenadora-geral dos fiscais de contratos da Sesapi, participou da capacitação e destacou a importância da capacitação para o aprimoramento dos trabalhos dos fiscais.

“A fiscalização na administração pública é um requisito obrigatório por lei e também é um serviço garantidor dos contratos que são firmados pela administração pública. É uma forma de acompanhar a efetiva execução tanto dos bens quanto das obras, também dos serviços que são ofertados por outros a partir desse contrato. É muito importante averiguar do início até o final da execução desse contrato e se realmente está sendo feito com eficiência e eficácia. Então, a importância dessa capacitação para Sesapi é primordial para chegar à população um serviço de maior qualidade e é isso que pretendemos garantir: firmar um contrato hoje para no final esse contrato servir a população”, finalizou a coordenadora.

Fonte: Ascom / Repórter: Andressa Carvalho

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905