Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Prevenção e família são decisivos na luta contra o câncer de mama

Publicado

em

A campanha Outubro Rosa, celebrada internacionalmente, tem como objetivo disseminar informações e conscientizar sobre o câncer de mama e, com isso, contribuir para a redução da mortalidade causada pela doença. Especialistas são unânimes em informar que a prevenção com a descoberta precoce do problema aumenta as chances de cura.

Este ano, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), são estimados mais de sete mil casos novos de câncer de mama. Ele é causado pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, formando um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama – alguns com desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo, apresenta bom prognóstico.

Casos de mulheres que, graças aos exames preventivos, descobriram cedo o câncer de mama e tiveram sucesso no seu tratamento são frequentes e reforçam essa conscientização para o autoexame e a realização da mamografia. Assim foi com as pacientes da Hapvida NotreDame Intermédica, Alcione Nunes e Antônia Costa. As duas descobriram o tumor em exames de rotina e tiveram apoio em todo o tratamento. Hoje elas fazem parte do universo das mulheres que tiveram 90% de chance de cura graças à descoberta precoce da doença. “Desde a hora que eu recebi o exame e fui levar ao médico, senti acolhimento. Eu perguntei quais eram as minhas chances e ele disse: todas”, afirma Antônia Costa.

Alcione Nunes passou pela cirurgia de quadrante para a retirada do nódulo, quatro sessões de quimioterapia vermelha e 30 sessões de radioterapia. Ao todo, foram oito meses de tratamento. Agora faz o acompanhamento regular a cada seis meses e recebe medicação.

Além da segurança com o tratamento, realizado todo na rede de atendimento da Hapvida NDI, Alcione relata o apoio familiar e do marido como de grande importância para que não se deixasse abater em nenhum momento. Ela lembra, por exemplo, que na mesma semana em que recebeu o diagnóstico, o filho fez questão de ir com ela ao salão de beleza. “Eu quis me desanimar e deixar de arrumar o cabelo antes mesmo de iniciar o tratamento e ele não deixou. Ele disse logo: ‘nada disso! A senhora vai sim arrumar o cabelo!’”, lembra. Mastologistas e oncologistas afirmam que carinho e atenção são os primeiros cuidados que as pessoas próximas devem ter.

Mamografia Como Prevenção

O câncer de mama diagnosticado na fase inicial tem até 95% de chances de cura. Por isso, é extremamente importante estar em dia com os exames de rotina e, para mulheres acima de 40 anos, fazer a mamografia preventiva anualmente – ela é considerada um dos procedimentos mais eficazes na detecção precoce do câncer de mama.

Fatores de risco

Apesar de também acometer homens, a incidência é mais comum em mulheres, e a história pessoal das condições da mama influenciam. Dentre os fatores de risco, estão: se a paciente já foi diagnosticada com câncer de mama em um dos seios, há maiores chances do desenvolvimento do tumor na outra mama; pacientes que têm a doença no histórico familiar têm maior risco de também a desenvolverem; genes herdados que aumentam o risco; avanço da idade; obesidade; primeira menstruação precoce; entrada na menopausa em idade avançada; nunca ter engravidado ou ter passado pela primeira gestação após os 30 anos; uso de medicamentos de terapia hormonal pós-menopausa; consumo de bebidas alcoólicas.

Sobre a Hapvida NotreDame Intermédica

A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica, em fevereiro de 2022, levou à criação da maior empresa de saúde e odontologia da América Latina. Com 78 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a companhia possui mais de 65 mil colaboradores, atende cerca de 16,1 milhões de beneficiários de saúde e odontologia e têm à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país. Todo o aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 85 hospitais, 77 prontos atendimentos, 331 clínicas médicas e 271 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Fonte: Ascom

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905