Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Três captações e seis transplantes em 48 horas. O HGV véi tá é danado!

Publicado

em

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou três captações de múltiplos órgãos e seis transplantes renais nas últimas 48 horas. Os pacientes beneficiados com os rins são todos piauienses e os procedimentos foram realizados na própria unidade de saúde. Já os três fígados captados foram ofertados para a Central de Transplantes Nacional (CTN) e transportados para o Ceará, onde é realizado esse tipo de transplante.

A diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, acompanhou de perto as captações e os transplantes. “Nas últimas 48 horas foram realizados três captações de órgãos, o que possibilitou a realização de seis transplantes renais. Isso é reflexo de investimentos do Governo do Estado em relação à captação e transplantes de órgãos no Piauí”, destaca a diretora.

Uma equipe composta por cirurgiões gerais e vasculares, anestesistas, enfermeiros, instrumentadores, perfusionistas e técnicos de enfermagem participou dos procedimentos. “É uma satisfação, pois estamos contribuindo para que seis pacientes saiam da sala de hemodiálise e tenham uma melhor qualidade de vida  com seus familiares”, explica Renato Duarte, cirurgião vascular.

O superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), Dirceu Campelo, ressalta o papel do HGV na captação e transplante de órgãos no estado. “O hospital cumpre seu papel, com serviços de alta complexidade em pleno funcionamento. Nosso compromisso é garantir a realização desses procedimentos, que ajudam a salvar muitas vidas”, destaca o gestor.

Fonte: Ascom / Repórter: Fátima Oliveira

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905