Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Brinquedopraça, biblioteca, auditório. Lar da Criança vai ficar ‘um brinco’

Publicado

em

O governador Rafael Fonteles assinou, nesta quinta-feira (21/09/2023), a ordem de serviço para reforma e ampliação do abrigo infantil Lar da Criança Maria João de Deus, em Teresina. O espaço terá um investimento de R$ 5,8 milhões e vai atender cerca de 50 menores órfãos. A obra deve ficar pronta em seis meses.

VÍDEO. Rafael autorizou reforma

VÍDEO. Isabel: Pacto pelas crianças

A assinatura ocorreu no Salão Azul do Palácio de Karnak e contou com a presença da primeira-dama Isabel Fonteles, coordenadora do programa Pacto pela Criança no Piauí, do secretário de Infraestrutura, Flávio Júnior, e da secretária de Assistência Social, Regina Sousa.

“Essa obra é uma luta de muita gente, em especial da saudosa Socorro Solano, que foi diretora do Lar das Crianças – irmã do deputado federal Merlong Solano – e que hoje já não está entre nós, mas certamente está num bom lugar e muito feliz com essa ordem de serviço”, afirmou Rafael Fonteles.

O Lar da Criança terá uma “brinquedopraça” de 540 m², com pista anti-impactante, biblioteca, sala de TV, auditório, todos com acessibilidade, já que pelo menos dez crianças que estavam abrigadas no local são deficientes.  Atualmente, os menores estão em outro local até durar a reforma.

Isabel Fonteles ressaltou a importância da reforma para os menores. “São crianças vulneráveis, que vivem fora de suas famílias, então a gente quer garantir esse ambiente feliz e lúdico para que elas possam viver da melhor maneira possível”, afirmou.

O secretário Flávio Júnior, cuja pasta será responsável pela ampliação, disse que as crianças terão mais conforto. “É uma obra importante, principalmente para esses menores de 0 a 12 anos que vivem na vulnerabilidade social e que precisam de uma atenção maior, de mais amor, de mais carinho”, comentou.

A secretária Regina Sousa destacou que o Lar da Criança é um espaço que colhe meninos e meninas vítimas de abandono e violência. “O Estado é como se fosse o pai dessas crianças. É o Governo tem que cuidar delas. Nós tivemos um problema com a casa e colocamos as crianças em outro lugar e, por isso, estamos ansiosos para que a reforma fique logo pronta”, disse a gestora. “Temos, inclusive, crianças com deficiência. Dez crianças das que estavam lá [e hoje estão provisoriamente em outro local] têm deficiência. Então, precisa de toda uma pedagogia de acolhimento e isso a gente tem”, finalizou.

A reforma será feita pela construtora Elo Engenharia e vai custar exatos R$ 5.853.152, 97, com recursos do Tesouro Estadual, oriundos do Pró-Desenvolvimento (empréstimo do Banco do Brasil).

Fonte: CCom

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905