Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Escola Municipal Poeta da Costa e Silva anfitriã do Encontro Cultural: Festival de Capoeira

Publicado

em

A Escola Municipal Poeta da Costa e Silva, situada no coração do Residencial Jacinta Andrade, zona Norte de Teresina, tornou-se o epicentro de um evento marcante no último fim de semana, ao sediar o Festival Social de Arte Capoeira. O evento, uma colaboração entre o professor Sagatt, o renomado grupo internacional Pró-Capoeira e o apoio conjunto da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), reuniu entusiastas da capoeira, alunos e suas famílias em um encontro cultural verdadeiramente memorável.

A atmosfera vibrante do festival foi realçada pela presença de seis companhias locais de capoeira, que uniram suas vozes e movimentos aos praticantes internacionais. Entre as atividades diversificadas que preencheram o evento estiveram batizados, cerimônias de troca de cordas, oficinas instrutivas e espetáculos culturais ricos em expressividade.

José Manoel, diretor-adjunto da E. M. Poeta da Costa e Silva, expressou sua convicção no impacto positivo dessa iniciativa: “A prática da capoeira na escola oferece não apenas benefícios físicos, mas também cria laços sociais, educacionais e emocionais”, ressaltou o gestor. A capoeira, em sua essência inclusiva, acolhe mais de 50 alunos na escola, transcendendo barreiras de idade, gênero, crenças religiosas, origens étnicas e inclusive incluindo pessoas com necessidades especiais.

A capoeira é reconhecida internacionalmente como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, um título honroso concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2008. A integração da capoeira no currículo da Rede Municipal de Ensino foi uma iniciativa visionária da Semec, direcionada não somente à promoção da saúde física, mas também ao bem-estar mental e desenvolvimento social abrangente para todas as crianças.

Neste Festival Social de Arte Capoeira, a Escola Municipal Poeta da Costa e Silva reforça seu compromisso com a celebração da tradição, da diversidade cultural e da educação integral, enquanto os alunos colhem os frutos de uma abordagem de aprendizado enriquecedora e inclusiva.

Fonte: Ascom

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905