Siga, Curta, Compartilhe:

Política

Pesquisa com evidência grosseira de ‘maquiagem’ em Matões, no MA

Publicado

em

Uma pesquisa do Instituto Opinião com fortes evidências de maquiagem deverá ser publicada nos próximos dias no município de Matões, Maranhão. O ‘negócio’ chega a ser tão grosseiro que os pesquisadores foram flagrados, preenchendo os formulários, irregularmente, em residências de Matões, antes mesmo do registro junto ao TSE.

Consta em documentos oficiais, junto ao TSE, que as entrevistas em domicílios matoenses seriam realizadas nos dias 19 e 20/07/2024. No entanto, no dia 14/07 já tinha postagem em rede social de Matões mostrando até a foto do pesquisador em campo.

E não é só; as irregularidades na pesquisa prosseguem: a faixa etária de idade indicada no questionário da empresa é de 16 a 24 anos; porém no registro consta o segmento de 16 a 17 anos, e o instituto não explica como conseguirá estratificar uma informação coletada diferente do que propõe no registro.

Um terceiro ponto de irregularidade é que em todas as perguntas do questionário existem respostas e seus espaços para as suas marcações; no entanto, o instituto pergunta, mas ignora a resposta se o entrevistado autoriza ou não que a sua participação seja gravada.

Outra evidência de maquiagem na pesquisa é a emissão da nota fiscal sem contratante determinado, o que deixa espaço para a mesma nota ser usada para outra pesquisa.

O contratante não aparece na nota fiscal, mas, segundo documento do TSE, o interessado na pesquisa é uma emissora de rádio com endereço em São Luís, cujo sinal, sequer, chega ao município de Matões.

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905 - DRT/PI 955