Siga, Curta, Compartilhe:

Entretenimento

Bora para o maior festival do PI, o de Pedro II? Tá bombando!

Publicado

em

Foi aberto, na noite dessa quinta-feira (30.05.2024), o Festival de Inverno de Pedro II. O evento chega à 18ª edição movimentando o turismo, a economia e a cultura de Pedro II, cidade piauiense localizada a 165 km ao norte de Teresina. O festival este ano traz como tema “A Emoção em Todos os Sentidos”, termina no próximo domingo (02.05) e traz nomes como Ritchie, Ana Carolina, Demônios da Garoa, Paulo Ricardo, Maneva, Maria Gadú, Marcelo Falcão, entre outros.

A solenidade de abertura contou com a presença do secretário da Cultura do Piauí, Carlos Anchieta; da prefeita do município, Betinha Brandão; do superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho, entre outras autoridades.

Carlos Anchieta afirmou que este será o maior festival de todos os tempos. “Chegou à maioridade. São 18 anos de pura emoção. A cidade está ocupada por turistas e as atrações desse ano vão fazer do festival de inverno o maior de todos os tempos”, disse o gestor.

A prefeita Betinha Brandão também aposta em uma intensa movimentação de pessoas, principalmente por ser a segunda edição após dois anos interrompido devido à pandemia da Covid-19. “Ano passado tivemos um baita evento e estávamos ainda naquele momento do pós-pandemia. E agora que está todo mundo já livre, a gente acredita que Pedro II vai ter o maior evento que já se pode ter realizado aqui”, comentou.

Em 2023, em cada um dos quatro dias de evento, uma média de 25 mil pessoas circularam em Pedro II. Este ano, uma das turistas presentes no festival é Antônia Lopes, que mora em Fortaleza e comentou o evento. “Estou encantada com tanta beleza, desde o início, ali da entrada até a feira, na praça, tudo bem estruturado”, disse.

O Festival de Pedro II é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Pedro II e patrocínio da Equatorial Piauí, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e do Governo Federal.

Economia

No ano passado, o festival movimentou R$ 6 milhões na economia local e agora, em 2024, os comerciantes estão mais animados. Raimunda de Souza, mais conhecida como Dona Mimosa, que vende redes, tapetes e jogos americanos, comemorou as boas vendas no primeiro dia. Ela ainda afirma que que nos próximos dias as vendas vão melhorar mais.  Essa é a mesma expectativa de Terezinha Teixeira, que possui uma banca na praça de artesanato. “A expectativa é para os próximos dias é de muitas vendas”, afirmou a comerciante.

Para a realização do evento, o Sebrae no Piauí capacitou mais de 80 empreendedores do município para que pudessem realizar negócios nas vilas gastronômica e empreendedora. 

O superintendente da entidade, Júlio César Filho, lembrou que a ideia do evento nasceu no Sebrae há 20 anos e por isso o festival está sempre presente, ajudando a desenvolver os pequenos negócios em Pedro II. “A semente do Festival de Inverno e Peito II é dentro do Sebrae”, frisou o gestor. 

Segurança

A Secretaria da Segurança colocou mais de 200 policiais para dar tranquilidade nos quatro dias do festival. “Aumentamos o efetivo, tanto da Polícia Militar como da Polícia Civil do Festival de Pedro II.  Estamos também com o nosso policiamento aéreo, com o nosso helicóptero. Instalamos um centro integrado de comando e controle com bombeiros, policiais civis e militares para fazer os registros de ocorrência”, afirmou o delegado Matheus Zanatta.

Fonte: CCom

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905