Geral
Programa Cidade Empreendedora: parceria entre Prefeitura e Sebrae-MA promove fortalecimento
A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (Semdest), uniu forças com o Sebrae-MA para dar vida ao Programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa que visa impulsionar o desenvolvimento econômico local por meio da implementação de políticas públicas voltadas para os pequenos negócios. Nesta manhã (23), uma reunião foi realizada para discutir os eixos do segundo ciclo deste programa, que traz representantes de diversas entidades, como a Vigilância Sanitária, Licitação Municipal, Secretaria Municipal de Finanças e o procurador do município, João Santos.
O projeto se concentra em quatro eixos prioritários: liderança, desburocratização, compras públicas e educação empreendedora. A sua meta é transformar o cenário empreendedor local de maneira abrangente e eficaz. Um dos principais eixos, a desburocratização, almeja simplificar os processos relacionados à abertura, alteração e encerramento de micro e pequenas empresas. Essa simplificação tem como objetivo reduzir tanto o tempo quanto os custos associados a essas operações, trazendo benefícios diretos para os empreendedores locais.
Medidas como simplificação de normas e procedimentos, digitalização de serviços públicos e adoção das novas Leis da Liberdade Econômica e do Ambiente de Negócios estão sendo implementadas para criar um ambiente mais favorável ao crescimento desses negócios. Laura Carvalho, Secretária de Desenvolvimento Econômico de Timon, destacou: “O principal objetivo do eixo de desburocratização é incentivar o empresariado local para impulsionar a economia, aumentando a arrecadação municipal e o número de empresários formalizados”.
Outro eixo fundamental é o das compras públicas. O programa investe na capacitação tanto de gestores públicos quanto de fornecedores locais, facilitando o acesso das pequenas empresas ao mercado governamental. Além disso, visa divulgar as oportunidades de licitação de maneira mais eficiente, incentivando o uso de ferramentas como o pregão eletrônico e o Portal de Compras Públicas, em conformidade com as diretrizes estabelecidas na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Thália Gastão, consultora Sebrae, explicou: “Trabalharemos na elaboração de um plano anual de compras em conjunto com a planilha do plano, que visa melhorar o cenário econômico do município por meio das compras locais de microempreendedores. Além disso, direcionaremos esforços para estimular a agricultura familiar, promovendo a economia local, reduzindo a migração rural-urbana e ampliando a classe média rural, criando oportunidades para o desenvolvimento do mercado municipal”.
“A reunião de hoje marca um passo significativo rumo ao fortalecimento do empreendedorismo local e ao estímulo do desenvolvimento econômico da cidade. Com a colaboração entre a Prefeitura e o Sebrae, o Programa Cidade Empreendedora tem o potencial de criar um ambiente mais propício para o crescimento dos pequenos negócios, beneficiando toda a comunidade e contribuindo para um futuro mais próspero em nossa cidade”, concluiu Laura Carvalho.
Fonte: Ascom
-
Política7 dias atrás
O Cômico, o Trágico e os Ridículos
-
Polícia5 dias atrás
Ladrões agora ‘tão é bonitos’, com as câmeras do Chico Lucas pra todo lado
-
Geral7 dias atrás
Rafael anuncia concurso gigante com mil vagas na Saúde do Piauí
-
Política6 dias atrás
Câmara dos Deputados: Rafael é personalidade nacional em destaque
-
Geral4 dias atrás
Os ‘mimizentos’ agora infartam! PI lidera crescimento da renda per capita
-
Geral3 dias atrás
Óia aí, big brother nas escolas do Piauí. Sorria você tá sendo filmado!
-
Geral3 dias atrás
Parceria da deputada Cláudia garante atendimento social em Matões