Siga, Curta, Compartilhe:

Entretenimento

Timon apresenta crescimento econômico de 42% em 20 meses

Publicado

em

O cenário econômico da cidade de Timon vem apresentando notáveis crescimentos nos últimos anos. Dezenas de novos empreendimentos têm se instalado no município, atraídos por vantagens como incentivos fiscais, localização estratégica e proximidade com importantes vias de acesso. De janeiro de 2022 a agosto de 2023, o número de empresas ativas na cidade cresceu 10,3%. Ano após ano, novas indústrias também chegam à cidade. Isso impacta diretamente no aumento do número de empregos gerados que, nos últimos 20 meses, teve um aumento de 42%.

CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O CANAL DO PORTAL WALCYVIEIRA NO WHATSAPP

Esse crescimento quanto ao número de empresas e, consequentemente, de empregos gera uma nova exigência: a existência de mão de obra qualificada. A esse respeito, a Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdest), tem exercido importante papel. Constantemente, são promovidos cursos de qualificação para os trabalhadores locais, e isso facilita o acesso às mais variadas oportunidades. Nos primeiros meses de 2023, cerca de 600 trabalhadores receberam qualificação através de cursos e capacitações e dezenas desses timonenses já foram encaminhados ao mercado de trabalho.

Para isso,  o Executivo Municipal mantém convênios com o Sistema S (Senai, Sesc, Sesi, Senac), além do Sebrae e do Sine. Nesse contexto da promoção de qualificação, a mais recente iniciativa da Prefeitura de Timon, por meio da Semdest, é o Projeto Empresa Escola, que promove cursos para os profissionais timonenses com realização de aulas práticas dentro das empresas e indústrias locais. O Projeto concorre na premiação Prefeitura Empreendedora, do Sebrae, na categoria Inovação.

O projeto traz três pilares: qualificação do trabalhador, acesso ao mercado de trabalho e incentivo ao empreendedorismo. As aulas teóricas são realizadas no campus da Uema em Timon e as práticas acontecem no chão de fábrica, em indústrias parceiras. Naquele momento, enquanto os alunos estão na aula prática, os diretores e supervisores das empresas estão observando e vendo aqueles que possuem melhor desempenho e desenvoltura. Como empresas parceiras, o projeto conta com a fábrica Justa Fama, do Grupo Noroeste, e as cerâmicas Livramento e Fortes.

Lançado em agosto de 2023, o Empresa Escola formou três turmas, cada uma delas com 25 trabalhadores. Dos 75 alunos, 18 já estão trabalhando nas empresas parceiras e outros 17 vão assumir postos de trabalho no próximo mês, começando o novo ano com pé direito. Isso representa um percentual de quase 46,6 % de contratação dos alunos formados pelo Empresa Escola.

“Além da qualificação e da oportunidade de trabalhar de carteira assinada ou de se tornar um empreendedor individual, nós temos um outro pilar, que está sendo planejado para o próximo ano. A ideia é montar uma cooperativa, que será a primeira cooperativa de profissionais da costura. Já existe, inclusive, um diálogo com as pessoas que irão comprar dessa cooperativa”, destaca a secretária da Semdest, Laura Carvalho.

Nesse contexto de crescimento, a Prefeitura aderiu ao Programa Cidade Empreendedora, visando a construção de um futuro ainda mais próspero e sustentável para o município, uma vez que o programa impulsiona o progresso socioeconômico por meio de direcionamento, consultorias e variados atendimentos voltados para a aceleração e sustentação de processos de desenvolvimento. Dentro do Programa Cidade Empreendedora, foram realizados três mil atendimentos a microempreendedores individuais.

Potencial Turístico

Na área do turismo, a Semdest, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou a operação Caminho das Águas, fazendo uma avaliação técnica para fomentar balneários em Timon. Foram vistoriados 33 balneários, com o objetivo de analisar a estrutura, rentabilidade e potencial econômico. 

A Prefeitura de Timon elaborou um projeto turístico para a cidade, que inclui também eventos culturais, com o objetivo valorizar os recursos hídricos do município e demais atrativos locais. O plano turístico inclui o melhor aproveitamento das belezas naturais existentes em Timon, por meio do projeto Caminho das Águas, na zona Rural, e a requalificação da Beira Rio de Timon, na zona Urbana, ambos em benefício do ecoturismo. Bem como, a promoção do mais tradicional evento da cidade, o Zé Pereira, uma das maiores festas pré-carnavalescas da região dos Cocais, que beneficia a música, a criatividade e as manifestações de rua.

Fonte: Ascom

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905